Mostrar mensagens com a etiqueta Bebidas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bebidas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Capilé

Lembro-me tão bem de ver a minha avó preparar refrescos de capilé no Verão. Eu não gostava do sabor. Ela dizia que eu não sabia o que perdia e bebia deliciada um copo de capilé, enquanto me contava pela enésima vez as histórias da sua infância que eu adorava ouvir.

No outro dia encontrei numa lojinha gourmet (maravilhosa, diga-se) em Santarém este Xarope de Capilé. Comprei para voltar a provar e fazer algumas experiências com esta bebida tão antiga.

Confesso que continuo a não a apreciar muito o sabor, mas com algumas misturas resulta um refresco agradável.

Fiz duas experiência, a primeira com o capilé (1/4 de chávena), oito medidas de água (2 chávenas) e sumo e raspa de um limão. A segunda vez preparei o capilé com um chá de hortelã em vez de água.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bebidas

Hoje trago algumas propostas de bebidas.

Chá Verde com Sumo de Romã

Prepare um bule de chá verde e deixar arrefecer. Quando estiver à temperatura ambiente deite num jarro e adicione um pacote pequeno de sumo de romã (300 ml). Adoce a gosto e leve ao frigorífico. Sirva bem frio.

Sangria de Champanhe com Frutos Vermelhos
(receita tirada da internet)

Ingredientes:
1 garrafa de champanhe ou de espumante
150g de frutos silvestres congelados
Morangos q.b.
2 paus de canela
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
50 ml de vodka
7up, sprite ou semelhante
Gelo q.b.

Num jarro coloque os frutos silvestres, o açúcar e a vodka. Mexa. Junte os paus de canela e a garrafa de champanhe ou espumante. Acabe de encher o jarro com a bebida gaseificada e o gelo. Decore com os morangos e está pronta a servir.

Sangria de Pêssego
(receita inspirada aqui)


Ingredientes
1 chávena de folhas de basílico frescas
¾ chávena de açúcar
¼ chávena de sumo de limão
700ml de néctar de pêssego
2 pêssegos, maduros, cortado em cubos
750ml de vinho branco seco, gelado
7up, sprite ou semelhante

Numa panela coloque o basílico, açúcar e sumo de limão. Esmague as folhas com uma colher. Adicione o néctar e aqueça em lume brando até o açúcar dissolver. Retire do lume e deixe arrefecer.
Passe por um coador para uma jarra. Junte o vinho e o pêssego. Guarde no frigorífico por 1 hora ou de um dia para o outro. No momento de servir adicione a 7up a gosto. Sirva decorado de folhas de basílico e muito gelo.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Champagne ao Novo Ano!

Ergam-se as flutes de Champagne a 2011!

Na minha opinião não pode deixar de haver Champagne na mesa de final de ano. De preferência acompanhar a refeição. Porém, como na minha família ninguém aprecia muito o verdadeiro Champagne, este ano resolvi procurar uma alternativa festiva, mas sem álcool.

Descobri esta receita aqui. Fez-me lembrar uma citação de Aldous Huxley que uma vez ouvi num programa da Nigella Lawson: Champagne has the taste of an apple peeled with a steel knife.

Efectivamente este refresco foi muito apreciado e foi um óptimo substituto do tradicional Champagne!






Champagne sem Álcool


Sumo de 6 limões
75 gr de açúcar
2 maçãs
2 lt de sumo de maçã fresco
1 lt de água com gás (eu usei água sem gás)
folhas de hortelã


Leve ao lume o sumo de limão com o açúcar até dissolver bem o açúcar. Deixe arrefecer.
Junte o sumo de maçã, com a água, a calda do limão. Junte as maçãs cortadas em pedaços pequenos, e a hortelã finamente ficada. Sirva do com gelo se desejar. Eu servi apenas fresco.