Mostrar mensagens com a etiqueta Pão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pão. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pães de Leite

Tirei esta receita de um blog americano já há uns anos, e desde então tenho a repetido muitas vezes. Não são os nossos clássicos pães de leite, mas são tão bons! A massa fica bem fofinha e apesar da receita ter dois ou três passos não é nada complicada de fazer.

Aliás, neste momento, um pãozinho destes com queijo e uma chávena de café de cereais estão a ser o meu pequeno-almoço!



Pães de Leite

2 chávenas de leite
½ chávena de açúcar + 1 colher de sopa de açúcar
75gr de manteiga
2 colheres de chá de sal grosso
4 ½ colheres de chá de fermento (tipo fermipan)
2/3 de chávena de água tépida
8-9 chávenas de farinha de trigo
3 ovos

Num pequeno tacho misture o leite, a manteiga, ½ chávena de açúcar e o sal. Leve ao lume até derreter a manteiga. Desligue o lume e deixe arrefecer até ficar morno (de outro modo irá matar o fermento).
Pode colocar o tacho numa bacia com água e gelo para arrefecer mais depressa.

Entretanto dissolva o fermento com a colher de sopa de açúcar na água tépida. Deixe repousar 10 minutos até activar o fermento (faz bolhinhas). Se o fermento não fizer bolhinhas terá de repetir este passo, de outro modo, a massa não levedará.

Numa tigela grande misture 3 chávenas de farinha com o leite já arrefecido. Bata, a baixa velocidade, com a batedeira durante 30 segundos. Deite a mistura com o fermento e bata durante mais 3 minutos.

Junte os ovos previamente batidos (apenas o suficiente para quebrar as gemas). E vá adicionando farinha até obter uma massa macia. A massa descolará dos lados da tigela, mas se tocar com os dedos ela ainda será peganhenta.

Tape a tigela com papel aderente e com algumas toalhas. Deixe repousar durante 1 hora.

Unte dois tabuleiros de pirex com um pouco de óleo.

Enfarinha a bancada e retire a massa da tigela. Divida a massa em 2, e depois cada metade em cerca de 10/12 bolinhas do mesmo tamanho.
Coloque as bolinhas nos pirex. Tape novamente com papel aderente e algumas toalhas e deixe levedar mais 30 minutos. Quando tiverem passado 20 minutos ligue o forno a 180.º.

Leve os pãezinhos a cozer durante cerca de 20 a 30 minutos.  Deixe arrefecer os pãezinhos em cima de uma grelha.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pão de Milho

Quando pelo pequeno-almoço apetece um pão quentinho com manteiga ou compota, ou para quando sabe bem molhar o pão num molho apepitoso. Este pão de milho faz-se num piscar de olhos.


Pão de Milho
(in “The Art of Simple Food” de Alice Waters)

75 gr de farinha de milho
100 gr de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de açúcar (opcional)
1 colher de sopa de fermento royal
¾ de colher de chá de sal
225 ml de leite
1 ovo
50 gr de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180.º C.º.
Unte uma forma de bolo inglês/ou forminhas de queques e polvilhe com farinha de milho. (Se utilizar formas de silicone não é preciso untar).

Numa tigela misture todos os ingredientes secos. Junte o leite, o ovo e a manteiga derretida. Mexa bem com uma colher de pau de modo a obter uma massa homogénea. Deite na forma e leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos até dourar. (O tempo de cozedura poderá ser menor se optar por fazer o pão nas formas de queques). O pão está cozido quando fazendo o teste do palito este sai seco. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pão Preguiçoso

No outro dia de manhã fui para casa da minha irmã dar-lhe uma ajuda com as minhas sobrinhas. Não tomei o pequeno-almoço em casa a contar comer qualquer coisa em casa dela. Quando cheguei lá vi que ela  não tinha pão, oooppssss... Bem, peguei logo num dos livros da Nigella Lawson que ela tem e fui ao índice procurar receitas de pão. Encontrei esta receita com um nome sugestivo "Pão Preguiçoso", pensei é mesmo isto. E foi! Acrescentei só umas passas à receita original e acho que ainda ficaria melhor com algumas nozes.


Pão Preguiçoso

200 gr de flocos de aveia
325 gr de farinha de trigo sem fermento
1 pacote de fermento fermipan
2 colheres de chá de sal
250 ml de leite
250 ml de água
1 mão cheia de passas de passas (eu passo-as por água a ferver, escorro e depois polvilho-as com farinha para se espalharem melhor na massa)

Numa tigela misture os ingredientes secos, adicione o leite, a água e no fim as passas (eu nem usei uma batedeira mexi só com uma colher de pau).

Transfira para uma forma de pão (tipo bolo inglês). Coloque no forno desligado e ligue o forno a 110 C.º. Deixe cozer durante 45 minutos.

Aumente a temperatura para 180.º e deixe cozer mais uma 1 hora até estar dourado.

A textura do pão é um pouco massuda, mas de sabor fica óptimo! Quentinho com manteiga então! Hum...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pão Rápido com Limão e Cardamomo

Eu gosto de fazer pão em casa. Não porque tenha pretensões a ser uma Deusa Doméstica, que domina todas as técnicas culinárias, - embora seja simpático pensar que sim - mas porque gosto de saber o que como, e escolher os ingredientes da melhor qualidade, e também, confesso, porque acho muito divertido amassar massa de pão. Normalmente opto por privilegiar as farinhas integrais, que além de mais saudáveis permitem uma combinação sem fim de sabores, misturando vários tipos de cereais, e adicionando ervas aromáticas e ou especiarias.

O único problema de fazer pão em casa é o planeamento, e este pode ser um grande problema. Convenhamos, são necessárias, pelo menos, 3 horas para ter uma bonita massa levedada, e nem há tempo ou paciência para isso. Quando a fome fala mais alto, e tempo urge, faço um “Soda Bread” – Pão de Soda?! É um tipo de pão onde o fermento é substituído por bicabornato de sódio e portanto não precisa levedar. É portanto a solução ideal para ter rapidamente um pão quente e saboroso a sair do forno.

Esta receita tirei-a de um livro que eu adoro “The Complete Tassajara Cookbook”. Uma versão enriquecida com limão e cardamomo. Fica óptimo simples, com manteiga, queijo ou compota, e acompanhado de uma boa chávena de chá ou café.


Pão Rápido com Limão e Cardamomo

Ingredientes: 
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena  de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de bicabornato de sódio
1 colher de sopa de açucar (opcional)
½ colher de chá de cardamomo em pó
85 gramas de manteiga
1 ovo
Raspa de 1 limão
1 iogurte natural
1 colher sopa de manteiga derretida

Ligue o forno a 180.ºC.
Junte os ingredientes secos numa tijela. Com as mãos junte menteiga até formar um granulado grosso. Adicione o ovo, a raspa de limão e o iogurte. Mexa até envolver os ingredientes. Numa superfífia enfarinhada amasse até a massa ficar homógena. Cerca de 1 minuto, não mais. Forme uma bola e faça um corte em forma de cruz. Pincele com a manteiga derretida e leve ao forno cerca de 35 minutos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hummus

No início deste ano estive no Dubai. O Dubai em si, além do exoticíssimo natural daquela zona do globo e de ter tudo numa dimensão enorme, não me marcou especialmente. Não é um local bonito, pelo menos na minha opinião … agora a gastronomia... a gastronomia sim. Essa vale a pena! Comida libanesa essencialmente. Adoro! Pão pita, Hummos, Baba Ganoush, Folhas de Parreira, Falafel e Tabouleh! Até uma simples salada de tomate, pepino e queijo feta com azeitonas é incrivelmente deliciosa.


Nessa viagem encontrei este livro (na maior livraria onde já estive, por sinal, a secção de culinária era o paraíso… estive lá mais de uma hora folheando e saboreando todos os livros!):


É de lá esta receita de Hummus. Muito rápida de se fazer, é uma entrada muito saborosa que pode ser acompanhada de tostas, pão pita ou, para uma versão mais saudável, legumes crus em tiras como aipo ou cenoura.


Hummus
2 Cups de Grão cozido
½ água da cozedura do grão (pode ser o caldo da lata caso se use grão de lata, ou água)
½ Cup de Tahin (pasta de sésamo)
½ Cup de Sumo de Limão
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sal

1/4 Cup de Azeite
1/4 colher de Chá de Pimenta Cayenne
2 colheres de sopa de Salsa

Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos excepto o azeite, a pimenta e a salsa, até formar um creme homogéneo. Servir num prato pouco fundo com o azeite, pimenta e a salsa.


Quando faço hummus, normalmente acompanho com este pão que demora menos que nada a ser preparado! E quando eu digo menos que nada, é mesmo menos que nada!

Copiei esta receita de um livro de culinária de uma amiga, e infelizmente não tomei nota do nome da autora, mas aqui fica a receita:

Pão Rápido
1 Cup de farinha com fermento
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de azeite

Amassar todos os ingredientes. Quando a massa tiver homogénea, formar duas bolas. Espalmá-las e cozinhar o pão numa frigideira anti aderente (seca, sem nada) durante aproximadamente 2 minutos de cada lado.