Mostrar mensagens com a etiqueta Outros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Outros. Mostrar todas as mensagens

sábado, 17 de março de 2012

Pausa

Porque às vezes é bom fazer uma pausa, o Bitoque vai encerrar para Balanço até ao final do mês de Março. Volto em Abril!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Maratona Culinária

Este fim-de-semana foi uma verdadeira maratona culinária. O meu querido R. resolveu brincar com os botões do frigorífico e sem querer desligou a parte do congelador... Por sorte apercebi-me disso antes que o que lá estava dentro se estragasse, mas não a tempo de evitar que tudo descongelasse completamente.

Assim, passei o fim-de-semana na cozinha, cozendo, refogando, estufando e voltando a congelar a comida já pré-preparada! Agora tenho o congelador cheio com sopas, pratos de forno, estufados, etc..

Acho que não preciso de pegar num tacho nos próximos 15 dias!

Foi uma canseira e cozinhei essencialmente receitas que já constam do blog. No entanto, ainda houve tempo para experimentar algumas coisas novas que irei partilhar aqui... mas amanhã, que hoje ainda estou a recuperar.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Saldos!

Encontrei o livro "Tender" do Nigel Slater com 50% de desconto, e com o que poupei comprei o Dicionário dos Sabores. Sou incorrigível, adoro livros. Não vejo a hora de chegar a casa para os folhear com atenção!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nova imagem!

O Bitoque tem uma nova imagem!
Há já algum tempo que eu tinha intenção de mudar o layout do Bitoque. Ter novas cores, mais claras, mais a ver comigo. Finalmente a mudança realizou-se graças ao trabalho de um querido amigo, um criador e artista dos bits e bytes, que fez o favor de me dar uma ajuda (ou melhor dizendo fazer o trabalho por mim). Para ele aqui fica o meu sincero Obrigada!
O Bitoque tem assim, para 2012, uma nova imagem e muitas ideias para novas receitas, textos e experiências. Para este ano que entra é minha intenção colocar mais invencionices minhas, sem, no entanto, deixar de divulgar receitas de outros que, testadas por mim, merecem ser partilhadas.
Espero que gostem do novo look.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prendas de Natal

Não me posso queixar do Natal, pois toda a família e amigos foram bastantes generosos comigo. :) Mas este livro situou-se no Top 3 das minhas prendas favoritas... vêm aí muitas receitas para experimentar!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Índia III - O caril e não só!

Apesar das dificuldades com o picante,  e de todas as precauções necessárias com a alimentação, esta viagem não deixou de ser uma viagem gastronómica. Aqui ficam algumas das melhores experiências com a verdadeira comida indiana!


O tradicional Thali (em Mysore)


Korma de Vegetais à moda de Kerala


Umas iguarias de vegetais deliciosas (embora um pouco picantes) também típicas da região de Kerala



Os melhores momos tibetanos que já comi! Num restaurante na falésia à beira da praia:

Praia de Varkala

E que dizer dos sumos naturais?... onde sabíamos que eram seguros era aproveitar porque eram deliciosos!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Índia II - Mercados

A segurança alimentar na Índia é uma questão real e importante e que condiciona qualquer turista. Contrariamente ao que estamos habituados na Europa (e não só), na Índia não será conveniente comer em qualquer lado e é preciso cuidados redobrados sobre tudo o que se ingere, sobretudo tudo o que possa ter tido contacto com água não purificada. Não deixa de ser uma pena pois por todo o lado há pratos com aspecto apetitoso, embora eu aposte que sejam estupidamente picantes!, que nos inibimos de provar por precaução.

Assim, confesso que foi com surpresa que verifiquei que em todos os mercados por onde passei (e foram vários), apesar da presença das vacas, dos macacos e do lixo, os legumes e verduras tinham um aspecto maravilhoso, estavam organizados, para além de haver imensa variedade.

As minhas compras limitaram-se, naturalmente, a bananas, que devo dizer eram muitíssimo saborosas. Havia diferentes qualidades que tinham efectivamente sabores diferentes, mas todas muito boas! 




(as bananas de casca verde não estavam verdes, eram um tipo diferente de banana que mesmo madura mantinha a casca verde)




(Mercado em Mysore)



(Mercado em Munnar)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Índia I - Pequenos-Almoços e Lanches

Gostava de poder dizer que gostei imenso da comida na Índia, mas infelizmente eu não sou fã de picante... E convenhamos que de picante, ou se gosta ou não se gosta.
Para minha sorte a zona do Sul, que eu fui conhecer (a cidade Mysore e a região de Kerala), tem a comida mais picante da Índia! Mas nem tudo foram dificuldades, especialmente nos pequenos-almoços, houve algumas iguarias dignas de referir.


Salada de Frutas tropicais com Iogurte e Granola (em Mysore)



Pequeno-Almoço de Reis: Fruta, Iogurte, Granola, Omelete, French Toast com Mel e Chá Masala Chai (em Mysore)

 

Panquecas recheadas com Côco e Especiarias (no Barco em Kerala)


Batatas Fritas com Especiarias e Chá Masala Chai... um belo lanche a contemplar esta vista:

(Backwaters Kerala)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

De regresso da... Índia!

Já estou de regresso! Brevemente mais algumas fotos da viagem e para a semana novas receitas!


(Palácio de Mysore)

sábado, 10 de setembro de 2011

O Bitoque no Facebook!

O Bitoque Sem Bife já tem uma página no Facebook!

Vamos lá carregar em like! (o link está no lado direito)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

1.º Aniversário!

... E o Bitoque Sem Bife fez sábado um ano! Parabéns a mim!!! :) 


Feito o balanço deste aniversário temos entre saladas, sopas, pratos principais e sobremesas, mais de 150 receitas! Acho que não está mal.
Espero que neste primeiro ano de Bitoque Sem Bife as minha sugestões tenham ajudado a mostrar que a comida vegetariana não são apenas saladas de alface, tomate e cenoura e coisas feitas com aquela coisa esquisita que é o Tofu. Esse é afinal o meu objectivo e deste blog. Tentar mostrar que a comida vegetariana pode ser fácil, saborosa, e agradar a todos, basta uma reorganização dos alimentos no prato e alguma imaginação.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Hare Krishna

Hoje fui almoçar sozinha. Tinha um almoço combinado, mas  foi desmarcado em cima da hora. Nada que eu me importe para ser sincera. Gosto da minha companhia. Normalmente aproveito e vou a sítios onde nem sempre consigo levar os meus amigos não-vegetarianos. Hoje não foi excepção, assim dei uma pequena caminhada e fui almoçar ao Refeitório Associativo dos Hare Krishna na Estefânia.

É um espaço de que gosto muito. Já há 10 anos que lá vou, e sabe-me sempre bem. É uma espécie de pausa no dia, entrar num espaço onde o cheiro a incenso, os Mantras a tocar e todo o ambiente fazem parecer que o tempo passa mais devagar. Nos dias de sol a esplanada torna-se muito agradável, nem parece que estamos no centro de Lisboa! É mesmo um espaço Zen. E a comida é óptima!!! Especialmente as sobremesas (sim, eu faço parte do grupo de pessoas que a primeira coisa que lê numa ementa são as sobremesas).


A ementa muda diariamente, mas o prato do dia é sempre fixo, nem é preciso pedir eles trazem logo a comida.  Para esta sexta-feira tínhamos:

Chá
Sopa de Lentilhas
Beringela a Parmeggiana
Arroz
Tarte de Vegetais
Salada Kobi Pachadi (Amendoim, Coco e Repolho)
A sobremesa não consigo descrever os ingredientes, mas era boa!


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais um passeio - Parte III

A perdição das compras! Frankfurt revelou-se o paraíso de quem como eu adora utensílios de cozinha (e papelarias), ainda por cima em época de saldos. Lojas enormes, cheias de variedade, e de coisas que cá não se encontram (pelo menos tão facilmente).

Uma nota especial para a Zwilling onde passei uma boa hora a namorar facas e outros artefactos culinários...



E esta veio comigo. 50% de desconto numa faca destas não se recusa!

Mais receitas na Segunda-Feira...

Mais um passeio - Parte II

Adoro estas feiras de rua em pleno centro da cidade.






 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mais um passeio - Parte I

Mais um fim-de-semana comprido no arejo. Aceitam-se apostas sobre o destino!

Batatinhas fritas tão boas!

Crepes com Nutella...

Apfelwein (Vinho de Maçã, com água com gás e cerveja. Bom.)

Apfelstrudel (Apple strudel)

Uma bela montra de bolos. Tive pena de não provar a Linzer Torte (à direira do Apple Strudel).

Pretzel (um de muitos!)

Pois é, estive na Alemanha. Frankfurt para ser mais precisa. Mesmo sem salsichas comi lindamente!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

De regresso!

De regresso de umas mini-férias por este cantinho à beira mar plantado! Em Portugal a nossa alimentação ainda tem muita carne por base, por isso trago pouca coisa para mostrar. Ainda assim, temos as cerejas de Alfândega da Fé, absolutamente deliciosas!


O gaspacho alentejano:


Faltam as fotografias dos Pasteis de Nata de Chocolate da Pastelaria Sol Nascente em Castelo de Vide, mas mesmo sem imagem esta iguaria merece referência.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pelos Caminhos de Portugal!

A caminho de umas mini férias, regresso Segunda-Feira.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tarte Folhada de Queijo de Cabra

Recebi de uma querida amiga um frasco de compota da Fauchon com sabor de Primavera (morangos, cerejas e framboesas). Esta compota é absolutamente deliciosa, e por isso precisa de pouco para sobressair. Assim, aproveitei que no sábado almocei sozinha e preparei uma simples tarte folhada de queijo de cabra (que leva exactamente isso massa folhada e queijo da cabra esfarelado, uns minutos no forno et voilá!) que acompanhei com generosas colheradas de doce! Que belo almoço! :)


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aventais II

Brevemente na minha cozinha!




quarta-feira, 16 de março de 2011

De regresso!

Fui até Abu Dhabi, e que bem que comi:


Mezze: Tabouleh (salada com bulgur, tomate, salsa, hortelã, cebola), Boureki (pastéis de queijo) , Hummus (pasta de grão) e Folhas de Vinha recheadas (com arroz e temperos);



Salada de Rúcula com Feta, Laranja, Tomate Cherry e Pinhões tostados



Muffins de Lentilhas com Feta e Rosmaninho (consegui trazer a receita comigo!)



Fast Food - Indiano



Fattoush (salada de pepino, tomate, pimentos, azeitonas, alface, hortelã, cebola e pão árabe torrado) - ADORO!



Refresco de Menta



Mini Tarte de Morango (da Casa Eric Kayser)