Mostrar mensagens com a etiqueta Pequeno-Almoço. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pequeno-Almoço. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fatias Douradas no Forno

No outro dia comprei um pão de forma da "Padaria Portuguesa", que (aliás todos os produtos desta Padaria) era maravilhoso! Muito fofinho e saboroso. No entanto era grande e sobrou pão para o dia seguinte. Claro que perdeu a frescura do pão do dia, por isso lembrei-me de o aproveitar para fazer umas fatias douradas . Uma versão adaptada, pois não quis fazer fritos. Utilizei uma receita da Barefoot Contessa, com alguns ajustes meus. Um resultado fantástico para servir como pequeno-almoço, - afinal são só ovos, leite e pão -, ou sobremesa. Para mim, será fundamental juntar uma fruta, para dar um toque de frescura. Uns morangos maduros serão o ideal!

 

Fatias Douradas no Forno
 
5/6 Fatias de Pão de Forma (com uma espessura de mais ou menos 2 cm)
Raspa da casca de 1 limão
4 ovos
½ litro de leite
3 colheres de sopa de mel
sal 

Num pirex disponha o pão, de preferência numa só camada, mas uma ou duas fatias em cima não fazem mal.
Numa tigela à parte bata levemente os ovos com o leite, a raspa da casca de limão, o mel e uma pitada de sal. 
Deite este creme sobre o pão. Deixe repousar durante 15 minutos para o pão absorver bem o creme. 
Entretanto ligue o forno a 180.º C.º. 
Cubra o pirex com papel de alumínio, coloque o pirex dentro de um tabuleiro com água (deve deitar logo a água bem quente), a água deve chegar até meio do pirex, e leve ao forno para cozer em banho maria, durante cerca de 30 minutos. Retire o papel de alumínio, leve novamente ao forno e deixe dourar mais 15 a 20 minutos, até o creme estar cozido.

Corte em quadrados e sirva as fatias polvilhadas com açúcar em pó ou com um fio de mel e fruta fresca.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pão de Milho

Quando pelo pequeno-almoço apetece um pão quentinho com manteiga ou compota, ou para quando sabe bem molhar o pão num molho apepitoso. Este pão de milho faz-se num piscar de olhos.


Pão de Milho
(in “The Art of Simple Food” de Alice Waters)

75 gr de farinha de milho
100 gr de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de açúcar (opcional)
1 colher de sopa de fermento royal
¾ de colher de chá de sal
225 ml de leite
1 ovo
50 gr de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180.º C.º.
Unte uma forma de bolo inglês/ou forminhas de queques e polvilhe com farinha de milho. (Se utilizar formas de silicone não é preciso untar).

Numa tigela misture todos os ingredientes secos. Junte o leite, o ovo e a manteiga derretida. Mexa bem com uma colher de pau de modo a obter uma massa homogénea. Deite na forma e leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos até dourar. (O tempo de cozedura poderá ser menor se optar por fazer o pão nas formas de queques). O pão está cozido quando fazendo o teste do palito este sai seco. 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Crepes II

Uma sugestão para um brunch de fim-de-semana. Esta receita foi meio inventada por mim, no domingo passado queria fazer uns crepes para o pequeno-almoço, mas recém-chegada de férias ainda não tinha provisionado a dispensa, ou seja não tinha nem leite, nem manteiga. Assim, substitui o leite por água e a manteiga por óleo de coco. Os crepes ficam um leve aroma a coco. Podem ser utilizados para pratos doces ou salgados.

Estou cada vez melhor a fazer crepes. Mamãe vai ficar orgulhosa. :)



Crepes

1 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 chávena e 1/4 de água
2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido)
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar (opcional)
uma pitada de sal

Numa tigela misturar todos os ingredientes.
Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio. Deitar na frigideira uma concha de massa, e levantar a frigideira rodando-a de modo a espalhar a massa apenas para cobrir o fundo. Deixar dourar dos dois lados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Crepes

Uma das recordações da minha infância são os lanches ajantarados que se faziam, no Domingo, lá em casa. Muitas vezes eu pedia crepes. O pedido era atendido mas ajuda tinha de ser prestada. Pouca, diga-se em abono da verdade. Embora estivesse que estar presente durante todo o processo, a minha tarefa era apenas a de rechear os crepes.... com compota de morango de preferência. A minha mãe, e aqui deixem-me aqui abrir um parentesis, podia abrir uma creperia. Faz crepes como ninguém, como se fosse a coisa mais fácil do mundo... salgados, doces, mesmo que sejam muitos diz sempre que aquilo não tem nada que saber e é num instante. E são bons! A receita que ela usa é a da Maria de Lourdes Modesto. A página dos Crepes de Outono já está bem marcada.

Claro que o tal instante em que se faziam os crepes resumia-se a uma boa hora ou duas até terminar a massa dos crepes e serem horas de comer. Eu gostava deste ritual, ver fazer os crepes, rechear os crepes, ir roubando um ou outro pelo caminho. Todo este processo era mais divertido que o lanche em si.

No domingo de manhã apeteceu-me um pequeno-almoço diferente e como não tinha ovos fui procurar qualquer coisa ao Heavens Banquet. Encontrei lá esta receita. Os crepes ficaram tortinhos mas uma maravilha! ... embora ainda aquém dos crepes da mãe...


Crepes
(in "Heavens Banquet" de Miriam Kasin Hospodar)

2 1/2 chávenas de leite vegetal
1 3/4 chávenas de farinha de trigo sem fermento
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de maizena
2 colheres de sopa de óleo




Numa tigela juntar todos os ingredientes e deixar repousar cerca de 1 hora (eu só deixei uns 10 minutos).

Pôr uma frigideira antiaderente em lume médio. Derreter um pouco de manteiga ou óleo. Deitar na frigideira uma uma concha de massa, e levantar a frigideira rodando-a de modo a espalhar a massa apenas para cobrir o fundo. Deixar dourar dos dois lados. Como os meus ficaram pequenos virei-os facilmente com a mão e ajuda de uma espátula.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Papa de Arroz

É sobejamente sabido que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas por um motivo ou por outro acabamos por cometer os piores erros na primeira refeição da manhã, fritos - "um croquete e um café"?!, muitos açucares refinados, muitas vezes nem se toma o pequeno-almoço e passam-se muitas horas em jejum. Infelizmente o pequeno - almoço idílico de todos sentados à mesa em família, com fruta fresca, sumos naturais, torradas barradas com compota, etc., tipo anúncio da Flora, não é viável.

Esta papa é uma alternativa saudável, e diferente dos habituais cereais com leite. Pode ser acompanhada com banana ou puré de maça, um toque de canela, frutos secos, ou o que mais se gostar. Aprendi esta receita há alguns quando fiz um curso de cozinha vegetariana com a chef Fernanda Vaz.

Hoje foi com papa de arroz com canela e ameixas secas.



Papa de Arroz
(quantidade para cerca de 5 a 6 doses)
1 Chávena de Arroz Integral
4/5 Chávenas de água
1 Pau de canela
1 Estrela de anis
3 Cravinhos
3 Cardamomos verdes
Sal

Cozer o arroz, com a água, as especiarias e uma pitada de sal numa panela de pressão, durante cerca de 45 minutos. - Suponho que se for numa panela normal demorará mais ou menos o dobro do tempo, cerca de 1h30. É também possível que seja necessária mais água. - O que se pretende é que o arroz coza lentamente e que fique muito cozido quase papa.
Depois de cozido eu guardo o arroz numa caixa plástica dentro do frigorífico.
De manhã tiro duas ou três colheres de sopa de arroz e ponho numa tigela, junto um pouco de leite de soja e uma colher de chá de açúcar ou um pouco de néctar de Agave. Aqueço uns dois minutos no microondas (mas pode ser feito no fogão) e mexo bem. Uma pitada de canela e já está!
Pequeno-almoço reconfortante, de fácil digestão e saudável. E depois do arroz cozido só demora 3 minutos a preparar!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Panquecas de Domingo II

Mais uma receita de panquecas de domingo. Para um domingo chuvoso como foi o último, por exemplo... Sabe mesmo bem comer umas panquecas acabadas de fazer ao pequeno-almoço, ou lanche, acompanhadas de um bom chá ou chocolate quente.

Desta vez tirei a receita do “Cozinha para Quem não Tem Tempo” da Mafalda Pinto Leite. O melhor livro dela na minha opinião. Receitas rápidas, que funcionam, mesmo quando se aldrabam uns quantos ingredientes.

Estas panquecas são muito boas, e é um instante enquanto se preparam. Para as duas pessoas cá de casa meia receita é o suficiente.

A única alteração de relevo que faço é substituir o leite de vaca por leite de soja. Vou transcrever a versão original da receita, mas eu faço a massa das panquecas numa mesma tigela. Misturando primeiro os secos, depois os húmidos  e batendo só com uma colher de pau.

Panquecas

Para 6 a 8 pessoas

2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
½ chávena de açucar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente (eu uso leite de soja)
70 gr de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela bata com uma  batedeira de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida. Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha a bata bem.

Leve uma frigideira grande ao lume baixo, unte com manteiga. Faça as panquecas em várias vezes, nunca colocando mais do que 2 de cada vez (1/4 de chávena de massa para cada panqueca). Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até começar a ficar dourado.  

domingo, 5 de setembro de 2010

Panquecas de Domingo

Domingo é dia de descansar, de acordar naturalmente (sem despertador), de não ter horários e de pequeno-almoço tardio e principesco! Pelo menos cá em casa... Até o cão deve saber que é domingo porque dorme até mais tarde sem nos aborrecer. Afinal até Deus descansou ao sétimo dia!

O R. gosta muito de torradas com ovos mexidos de pequeno-almoço, mas o que fazer quando não há ovos em casa? Panquecas sem ovos! 

Receita deste livro:

Este livro é maravilhoso (falarei dele com mais detalhe futuramente).


Panquecas

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de maizena
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
2 colheres de sopa de óleo
2 iogurtes naturais
1 chávena de água

Preparação: 
Misture todos os ingredientes menos o fermento e o bicarbonato de sódio. Deixe descansar a massa cerca de 1 hora no frigorífico (pode até preparar esta massa de véspera), este passo é recomendável mas não essencial. Antes de cozinhar as panquecas junte o fermento e o bicabornato de sódio. À minha massa juntei  também um pouco de mirtilos vermelhos secos (cranberries), que demolhei em água morna e Xerez enquanto a massa descansava.
Aqueça uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga. Coloque um pouco de massa da frigideira de modo a fazer círculos de cerca de 8 cm (não faça muitas de uma vez, cerca de 2 ou 3 dependendo do tamanho da frigideira). Quando a massa fizer bolhinhas é altura de virar. Deixe cozinhar mais alguns instantes.

Sirva acompanhadas com o que mais gostar, compota, açucar em pó, manteiga, mel, etc.. Como não levam açucar estas panquecas podem também ser servidas como almoço ou jantar acompanhadas por exemplo de legumes salteados.