Mostrar mensagens com a etiqueta Sopa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sopa. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sopa Húngara de Cogumelos

Esta sopa é uma presença recorrente nas minhas mesas de festa, Natal, Ano Novo... É muito aromática, colorida, fácil de fazer e sobretudo saborosa! 


Sopa Húngara de Cogumelos
(in “The New Moosewood Cookbook” the Mollie Katzen)

2 colheres de sopa de manteiga
2 chávenas de cebola picada (cerca de 2 cebolas médias)
1 kg de cogumelos cortados em quartos (eu usei uma mistura de diferentes variedades)
1 colher de chá de sal
2 a 3 colheres de chá de aneto seco (ou 2 a 3 colheres de sopa de aneto fresco)
1 colher de sopa de paprika (húngara se possível)
2 colheres de chá de sumo de limão
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas de água
1 chávena de leite
Pimenta a gosto
1 iogurte ou 1 embalagem de sour cream (natas azedas)

Num tacho derreta a manteiga. Junte as cebolas e saltei-as em lume médio durante 5 minutos. Adicione então os cogumelos, o sal, o aneto, e a paprika. Deixe cozinhar durante  15 minutos, em lume mais brando, mexendo com alguma frequência. Junte o sumo de limão.
Polvilhe os cogumelos com a farinha, mexendo sempre, e deixe cozinhar a farinha alguns minutos. Junte a água (de preferência já quente) tape e deixe fervilhar mais 10 minutos, mexendo com frequência.

Adicione o leite, e rectifique os temperos. Finalmente deite o iogurte (depois de se juntar o iogurte a sopa não deverá mais levantar fervura). Sirva quente.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Creme de Batata e Bolbo de Aipo

Depois do Natal apetece algo mais suave para aliviar o fígado dos fritos e açúcares. Este creme é muito simples de se fazer e bastante saboroso. O bolbo de aipo não é comum nos supermecados, mas já se encontra nas lojas de produtos biológicos. O seu sabor é semelhante ao do aipo, mas menos intenso.  Combina muito bem com batatas e cenouras, tanto em sopas como em purés. 


Creme de Batata e Aipo (bolbo)

3 batatas médias descascadas e cortadas em cubos pequenos
1 bolbo de aipo descascado e cortado em cubos pequenos
1 cebola picada
1 lt de água (ou caldo de legumes)
sal e pimenta a gosto

Num tacho aqueça um pouco de azeite, deite a cebola e deixa refogar até a cebola estar translúcida. Adicione a batata e o bolbo de aipo. Deixe suar um pouco os legumes e junte a água já quente. Deixe ferver até a batata e o aipo estarem bem cozidos. Passe a puré com a varinha mágica. Deite mais água se enteder necessário. Tempere a gosto e sirva com um pouco de salsa picada (ou outra erva a gosto).

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Finalmente... Férias!

Estou quase de partida para umas merecidas férias! :)

Depois um ano e meio sem um período de férias digno desse nome chega amanhã a minha vez de visitar terras distantes, descansar a cabeça e mudar as vistas. As expectativas são altas, mas espero ainda assim ser surpreendida. Para mim o melhor das viagens é gostar de coisas que não esperava ver ou até apreciar.

Já imbuida do espírito, e até ao meu regresso, aqui deixo uma receita com cores e aromas do oriente.



Creme Aromático de Cenoura e Lentilhas
(in BBC Good Food)

2 colheres de chá de sementes de cominhos
1/4 de colher de chá de flocos de chili (ou menos)
600 gr de cenouras raladas
140 gr de lentilhas vermelhas
1 lt de caldo de legumes
125 ml de leite
Sal a gosto

Iogurte Natural
Pão Naan ou Pita

Num tacho, sem nada, toste as sementes de cominhos até começarem a estalar. Retire uma colher de sopa das sementes e reserve. Adicione os flocos de chili, as cenouras, as lentilhas, o caldo de legumes, o leite, mexa e deixe ferver durante cerca de 20 minutos até os legumes estarem bem cozidos. Passe a sopa a puré com a varinha mágica ou no copo liquidificador. Rectifique os temperos. Sirva a sopa, com algumas sementes de cominhos, uma colher de sopa de iogurte, e pão Naan ou Pita quentinho a acompanhar.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Creme de Legumes Assados com Ervilhas

Assar legumes para fazer sopa não é uma ideia original. Mas  é um óptima ideia, concentra o sabor dos legumes tornando-os mais doces e apetitosos! Juntei maçã porque tinha umas maças já velhotas para gastar. Deu um toque diferente a um tradicional creme de abóbora.



Creme de Legumes Assados com Ervilhas

500 gr de abóbora
2 maçãs (usei Royal Gala, mas recomendo Ganny Smith)
2 cenouras
2 dentes de alho
1 cebola (utilizei cebola roxa)
1 chávena de ervilhas descongeladas
Sal
Pimenta Preta
Azeite

Arranje a abóbora, as maçãs, as cenouras, a cebola e o alho descascando-os e partindo-os em pedaços médios. Coloque num tabuleiro, regue com azeite, mais ou menos 3 colheres de sopa, e tempere com 1 1/2 colher de chá de sal e pimenta a gosto. Com as mãos misture bem os ingredientes. Leve ao forno a 180.º C.º durante cerca de 45 minutos até todos os legumes estarem tenros.
Retire os legumes do forno, deite-os num tacho e junte o tomilho. Adicione 3 chávenas de água quente e com a varinha mágica bata até formar um puré (este processo pode ser feito num copo liquificador). Pode ser necessário juntar mais água até obter uma consistência de um creme. Ligue o lume, deixe levantar fervura e adicione as ervilhas. Deixe ferver em lume brando até as ervilhas estarem cozinhadas. Prove e rectifique os temperos.
1 colher de chá de tomilho seco

domingo, 10 de julho de 2011

Gaspacho

Não há dúvida que os gostos mudam com a idade. Há meia dúzia de anos seria impensável eu comer um Gaspacho quanto mais preparar um! A verdade é que hoje foi o que me apeteceu para o almoço. Experimentei esta receita do Mark Bittman e resultou muito bem. Ficou muito fresco e o dente de alho dá-lhe um toque picante muito bom.


Gaspacho
(in "How to Cook Everything Vegetarian" by Mark Bittman)

1 kg de tomate maduro
1 pepino médio
2 ou 3 fatias de pão do dia anterior sem côdea
1/4 de chávena de azeite
2 colheres de sopa de Vinagre de Sherry ou Vinagre de Vinho Tinto
1 dente de alho picado
 Sal e Pimenta a gosto

Num copo liquificador junte o tomate (partido sem sementes), o pepino (descascado e cortado em pedaços pequenos), o pão (é melhor juntar apenas duas fatias de pão e ir adicionando mais pão a gosto), o azeite, o vinagre, e o dente de alho com uma chávena de água fria e bata até formar um creme homogéneo. Se ficar muito espesso pode adicionar mais água. Tempere a gosto com sal e pimenta. Guarde no frigorífico até servir. Finalize com um fio de azeite (eu omiti esta parte final).

terça-feira, 21 de junho de 2011

Minestrone

Uma versão vegetariana da tradicional sopa italiana Minestrone. Pode servir-se como sopa, situação em que deve ter bastante caldo, ou como prato principal numa versão mais consistente. Neste caso poder-se-á também aumentar a quantidade de grão e massa. De todo o modo, o resultado é sempre saboroso!


Minestrone
(in "The New Moosewood Cookbook" de Mollie Katzen)

2 colheres de sopa de azeite
2 chávenas de cebola picada
5 dentes de alho finamente picados
1 1/2 a 2 colheres de chá de sal (rectificar os temperos no final)
1 talo de aipo picado
1 cenoura cortada em cubos
1 courgette cortada em cubos
1 colher de chá de oréganos
1 colher de chá de mangericão
1 pimento cortado em cubos pequenos (usei meio pimento verde e meio pimento vermelho)
3 a 4 chávenas de água
1 lata pequena de tomate triturado
1 chávena de grão 
1/2 chávena de massinha
1 ou 2 tomates maduros cortados em cubos (opcional, eu omiti)
1/2 de salsa fresca picada (omiti)
Queijo Parmesão

Numa panela aqueça o azeite, e junte a cebola, o alho e o sal. Deixe saltear durante cerca de 5 minutos, depois junte a cenoura, o aipo, os oréganos, e o mangericão. Tape e deixe cozinhar em lume branco cerca de 10 minutos mexendo ocasionalmente.

Acrescente os pimentos, a courgette, a água e o tomate triturado, tape e deixe ferver lentamente mais 15 minutos. Adicione o grão e deixe cozinhar mais 5 minutos.

Finalmente junte a massinha, mexa, tape e deixe ferver até a massa estar tenra. Junte os tomates frescos e sirva de imediato com um pouco de salsa fresca e queijo parmesão ralado.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Sopa de Courgette e Manjericão

Vi esta sopa no Chucrute com Salsicha, e desde então já a fiz várias vezes, tendo inclusivamente comprado o livro da Anna Thomas. É uma sopa muito fresca e reconfortante. Óptima para o Verão.

Sopa de Courgette e Manjericão
(in "Love Soup" de Anna Thomas)

900 gr de courgette
1 1/4 colher de chá de sal marinho
3 colheres de sopa de arroz arbóreo
4-5 colheres de sopa de azeite
2 cebolas médias picadas
3 chávenas de caldo de legumes
2 chávenas de folhas de manjericão fresco picadas
3 colheres de sopa de sumo de limão

Corte ou rale as courgettes e coloque num tacho grande com 1 1/2 chávenas de água, 1 colher de chá de sal e o arroz cru. Deixe ferver, baixe o lume e deixe cozinhar durante 30 minutos. Enquanto isso aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, adicione a cebola e uma pitada de sal e deixe cozinhar até a cebola ficar caramelizada. Quando a cebola estiver bem macia, adicione ao tacho com as courgettes. Adicione 3 chávenas de caldo de legumes e as folhas de manjericão grosseiramente cortadas. Deixe cozinhar por uns minutos. Pode passar a sopa a puré ou servir assim mesmo. Prefiro deixá-la inteira. No final junte um pouco de sumo de limão e 2 colheres de sopa de azeite.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Creme de Feijão Branco

E fazer sopa sem sequer ter uma cenoura em casa? Pois é... tive novamente de ir à despensa ver o que havia por lá. Fiz um Creme de Feijão Branco que não seria digno de nota se não tivesse ficado surpreendentemente bom, e foi tão simples de fazer.

Creme de Feijão Branco

2 latas pequenas de feijão branco;
1 cebola;
1 Bouquet Garni
Azeite
Sal

Num tacho aqueça um pouco de azeite e refogue ligeiramente a cebola grosseiramente partida. Junte o feijão, o Bouquet Garni (eu utilizei também o líquido da lata) e cubra com água. Deixe ferver cerca de 20 minutos. Retire o bouquet, tempere a gosto e passe a puré com a varinha mágica. Se achar que o creme ficou muito espesso adicione um pouco mais de água e recitfique os temperos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sopa de Maçã

Uma sopa diferente. O toque salgado do queijo feta no final faz a diferença, mas é muito boa mesmo comida simples.


Sopa de Maçã
(in “Cozinha para quem não tem tempo” de Mafalda Pinto Leite)

2 colheres de sopa de azeite
2 maçãs descascadas sem caroço, fatiadas
1 pedaço de gengibre (com cerca de 2 cm) ralado
1 cebola picada
4 batatas descascadas e cortadas aos bocados
6 chávenas de caldo de legumes
Sal e pimenta
Crème fraiche, para servir
Cubos de queijo feta marinado (vendido em frascos), para servir

Aqueça o azeite numa panela média. Adicione as maças, o gengibre, a cebola e as batatas. Cozinhe até amolecer, mas não deixe dourar. Adicione o caldo e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe borbulhar durante 15 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas. Bata com uma varinha mágica até obter um puré cremoso (adicione mais caldo se estiver muito espesso).
Tempere a gosto com sal e pimenta.
Sirva em taça com um fio de crème fraiche e cubos de queijo feta.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sopa de Cebola

Apesar de não gostar de cebola crua, gosto muito de cebola cozinhada. Para variar dos habituais cremes e sopas de legumes, experimentei esta Sopa de Cebola. Parece que é só um caldo com cebola, mas não é. É muito saborosa simples e especialmente com queijo!



Sopa de Cebola
(in "How to Cook Everything Vegetarian" do Mark Bittman)

¼ de chávena de azeite
4 cebolas grandes cortadas em meias luas finas
2 ou 3 ramos de tomilho fresco ou ¼ de colher de chá de tomilho seco
1 folha de louro
1 cabeça de alho cortada longitudinalmente  (eu embrulhei  o alho numa saqueta de chá para não se desmanchar no caldo)
Sal e pimenta
5 chávenas de caldo de legumes (eu cozinhei a sopa com uma cenoura e aipo lá dentro, que tirei no fim)
2 colheres de sopa de cognac
Salsa

Aqueça o azeite num tacho em lume médio. Deite as cebolas e cozinhe até ficarem moles, cerca de 30 a 45 minutos.
Adicione o tomilho, o louro, o alho, sal e a pimenta.
Depois junte o cognac, o caldo de legumes e uns ramos de salsa. Deixe fervilhar durante 15 minutos . Rectifique os temperos a gosto.
Retire o tomilho, a salsa, o alho e o louro (e a cenoura e aipo se utilizar).
Pode-se servir simples ou deitar um pouco queijo ralado por cima e levar ao forno a gratinar.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Creme de Courgettes com Brócolos e Couve-Flor

Lembro-me tão bem de ver a minha mãe cortar e coleccionar os pontos das embalagens de margarina Vaqueiro. Na cozinha havia sempre perdidos, aqui e ali, uns quadradinhos dourados. Finalmente depois reunidos os pontos, não sei quantos eram, lá se enviavam pelo correio para receber um livro de cozinha. Outros tempos, onde a moda dos livros de cozinha não era tanta, e ainda se utilizava o correio! Quando chegava o livro era uma excitação, um livro cheio de receitas novas, métodos passo a passo e fotografias de comida apetitosa! Eu passava horas a folhá-lo, enquanto estava na cozinha a fazer companhia à minha mãe, e imaginava que um dia quando fosse grande ia ter a minha cozinha e fazer aquelas coisas todas lindas. E cá estamos hoje, não sei se a fazer coisas tão lindas, mas a cozinhar definitivamente!
Já não se coleccionam pontos Vaqueiro mas os seus livros e receitas continuam. As receitas Vaqueiro, por regra, funcionam muito bem, e sobretudo são muito bem explicadas. Esta sopa foi tirada do livro “Entre Amigos”.



Creme de Courgettes com Brócolos e Couve-Flor
(in “Entre Amigos” da Vaqueiro)

300 gr de brócolos
1 couve-flor pequena
Água
Vinagre
1 alho francês
1 cebola
2 courgettes (+/- 300 gr)
60 gr de vaqueiro com azeite (eu usei um pouco de manteiga e azeite)
Sal

Corte os brócolos em raminhos e tos talos em pedaços. Faça o mesmo à couve-flor e ponha tudo de molho numa taça com água fria e um pouco de vinagre.
Corte o alho francês em rodelas e lave em água corrente.
Descasque a cebola e corte-a em pedaços.
Derreta a Vaqueiro com azeite numa panela e junte-lhe a cebola e o alho francês. Tape e deixe cozinhar até estarem moles. Entretanto, lave as courgettes, apare-lhes as extremidades, corte-as em cubos e deite na panela. Escorra os brócolos e a couve-flor, passe-os por água e adicione os restantes legumes. Mexa com uma colher de pau, tape a panela e deixe suar sobre lume muito brando durante cerca de 5 minutos. Adicione água a ferver de modo a ultrapassar em cerca de 2 dedos a altura dos legumes, tempere com sal e deixe cozinhar, destapado, até os brócolos e a couve flor estarem macios.
Com uma escumadeira, retire alguns raminhos de brócolos e de couve-flor e triture os restantes legumes com a varinha mágica até obter um puré liso e cremoso. Se achar necessário junte um pouco mais de água (ou de leite) até a sopa ficar na consistência pretendida. Adicione os legumes reservados e sirva bem quente.

terça-feira, 22 de março de 2011

Para celebrar a chegada da Privamera

Nada melhor para celebrar a chegada da Primavera que uma sopa fria. Embora o dia de hoje já seja pouco convidativo ao consumo de pratos frios... De todo modo fica a sugestão, desta vez um clássico, uma Vichyssoise. Gosto muito. É também uma óptima opção para servir numa festa uma vez que, por ser servida fria, pode, e deve, ser preparada com antecedência.


Vichyssoise
(Adaptado do "The New Moosewood Cookbook" by Mollie Katzen)

2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
3 chávenas de cebola picada (eu usei 2 alhos franceses e 1 cebola)
4 batatas médias
1 ½ colher de chá de sal
4 chávenas de água
2 chávenas de leite

Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira. Adicione a cebola e os alhos franceses e deixe saltear em lume brando cerca de 15 minutos. Junte as batatas cortadas em cubos e a água. Deixe ferver tapado até as batatas estarem tenras (15 minutos).
Passe a sopa a puré com a varinha mágica. Junte o leite e rectifique os temperos.
Sirva morna ou fria com salpicada com uma erva aromática a gosto (eu usei manjericão).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Creme de Lentilhas e Castanhas

O panelão de sopa da semana! Uma receita da Nigella Lawson que não desilude. O sabor das castanhas sobressai sem ser enjoativo.


Creme de Lentilhas e Castanhas
(in How to Eat de Nigella Lawson)

1 cebola pequena
1/2 alho francês
1 cenoura
1 talo de aipo (omiti)
2 colheres de sopa de azeite
225 gr de lentilhas vermelhas (eu usei verdes)
1 1/2 litro de água ou caldo de legumes
225 gr de castanhas congeladas (a receita original fala em castanhas enlatadas)

Prepare os legumes picando a cebola, o alho francês, a cenoura e o aipo. Aqueça o azeite numa panela e junte os legumes. Tempere com sal a gosto. Deixe estufar um pouco. Junte as lentilhas, as castanhas e o caldo de legumes. Deixe cozinhar até todos os ingredientes estarem bem macios, cerca 40/50 min. Passe a sopa com a varinha mágica. Junte mais água se achar necessário. Sirva com um pouco de salsa picada.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Creme de Legumes com Feijão Branco

O panelão de sopa da semana! Era para ser o mais simples dos cremes, feito com poucos ingredientes para dar pouco trabalho... sem qualquer ambição de constar neste blog. A verdade é que se  revelou uma sopinha supimpa!


Creme de Legumes com Feijão Branco

1 cebola roxa
1 couve flor média
3 cenouras
500 gr de abóbora
1, 7 lt água
sal a gosto
1 lata pequena de feijão branco
1 alho francês finamente cortado às rodelas

Pique a cebola. Arranje a couve-flor, as cenouras e a abóbora e corte em pedaços médios.
Refoge a cebola num pouco de azeite, até ficar translúcida (junte o sal com a cebola). Junte a abóbora, a cenoura e a couve-flor. Deixe suar um pouco os legumes e junte a água a ferver. Deixe cozinhar até os legumes estarem bem tenros. Passe com a varinha mágica.


 Rectifique os temperos e adicione o feijão e o alho francês, deixe ferver até o alho francês estar cozido.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Creme de Batata, Funcho e Alho Francês

Uma sopa perfumada para aquecer o dia que está de chuva. O funcho dá um aroma especial sem ser exagerado.


Creme de Batata, Funcho e Alho Francês
(in Vegetarian Cooking for Everyone de Deborah Madison)

2 bolbos de funcho
6 chávenas de caldo de legumes ou água
2 alhos franceses
1 batata pequena
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
sal e pimenta a gosto
1/3 de chávena de natas (omiti)

Arranje os legumes, corte o funcho em gomos (não aproveite as camadas mais duras de fora), o alho francês em rodelas, a cebola e a batata em cubos.

Numa panela aqueça o azeite e junte a cebola, o funcho, o alho francês, a batata e sal. Deixe suar um pouco os legumes e junte uma chávena de caldo de legumes. Deixe ferver durante 20 minutos. Junte o resto do caldo de legumes, e deixe ferver em lume brando mais 15 a 20 minutos, até o funcho estar bem cozido. 
A receita original não tritura a sopa, ficando assim, em pedaços, mas eu passei tudo com a varinha mágica. Junte as natas e decore com raminhos do funcho.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Caldo de Grão com Dumplings (Bolinhos)

Um muito reconfortante Caldo de Grão para começar a semana. Os dumplings (bolinhos de queijo) fazem a diferença e transformam este simples caldo numa saborosa leve refeição.

Caldo de Grão com Dumplings (Bolinhos)
(do livro "Rose Elliot's Vegetarian Meals in Minutes")
2 cebolas
4 dentes de alho
4 cenouras
4 talos de aipo
2x425gr de grão em lata
Sal e pimenta a gosto

Dumplings (Bolinhos)
200 gr de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de fermento royal
1 colher de chá de sal
50 gr de queijo ralado (eu usei Gruyère)
4-6 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo
100 ml de leite (eu usei leite de soja)

Pique a cebola, e o alho. Corte a cenoura em meias luas finas. Arranje o aipo e corte em pedaços pequenos.

Num tacho aqueça um pouco de azeite e cozinhe os vegetais durante mais ou menos 5 minutos. Junte o grão com o líquido da lata, e 1,7lt de água. Tempere a gosto e deixe cozinhar durante 15-20 minutos.

Entretanto faça os dumplings (bolinhos). Numa tigela junte a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Adicione o queijo e a salsa. Junte o ovo e o leite de modo a fazer uma massa suave, mas não muito pegajosa. Faça oito bolas (eu usei duas colheres) e coloque estes bolinhos dentro do tacho. Tape e deixe cozer mais 10-12 minutos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sopa Brasileira de Feijão Preto

Bbbbbrrrr... Está frio... muito frio... E com este frio o que é que sabe bem? Uma sopinha quentinha! E com muita vitamina C para evitar constipações!
Esta receita saiu novamente do Moosewood Cookbook. Comprei este livro, numa magnífica tarde de inverno, na famosa "Books for Cooks". Estive lá horas, vendo todos os livros em detalhe. Quem me conhece sabe que adoro Londres. E nada é melhor que passar uma tarde sozinha a passear na Portobello Road.


Curiosamente o Moosewood não constava na extensa que tinha, mas acheio o layout tão giro que não resisti. E ainda bem! Revelou-se uma compra estupenda! Nessa viagem, Londres era apenas escala, o destino final era Nova York. Apesar das insistências do R. recusei-me a deixar os livros que comprei nesse dia, cerca de cinco..., em casa dos nossos familiares para regastá-los no regresso. Foram e vieram todos a Nova York comigo! Livros viajados estes... É que eu sou muito apegada aos meus livros... especialmente quando são novos!


Sopa de Brasileira de Feijão Preto

2 chávenas  de feijão preto demolhado
4 chávenas de água
ou 1 lata grande de feijão preto e cerca de metade da água
1 colher de sopa de azeite
3 chávenas de cebola picada
10 dentes de alho (eu omiti)
2 colheres de chá de cominhos
2 colheres de chá de sal
1 cenoura média cortada ao cubos
1 pimento (omiti) 
1 1/2 chávenas de sumo de laranja
pimenta preta a gosto
pimenta cayenna a gosto
2 tomates cortados (opcional, eu omiti)

Coza bem o feijão preto previamente demolhado com as 4 chávenas de água (cerca de 1 1/4 horas).

Numa panela aqueça o azeite. Junte a cebola, metade dos alhos, os cominhos, o sal e a cenoura. Deixe saltear até a cenoura começar a ficar tenra. Junto os restantes dentes de alho e o pimento, e cozinhe mais 15 minutos. Junte este preparado ao feijão cozido (ou ao feijão de lata com a água).
Junte o sumo de laranja, as pimentas e os tomates se utilizar.
Passe a sopa com a varinha mágica ou no copo liquificador. Leve de novo ao lume  e deixe fervilhar em lume brando mais 10 / 15 minutos.
Sirva simples ou com um pouco de coentros ou sour cream.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Creme de Espargos

Preparei este Creme de Espargos no domingo à tarde, cheia de cuidados, amor e carinho, a pensar no meu jantar de segunda feira. Segunda feira ia ser aquele dia chato de ir ao supermercado à noite, cansada, a seguir ao trabalho, depois seria só chegar a casa aquecer o Creme de espargos e comer. Ontem, no regresso a casa, cheia de fome, já vinha a pensar no assunto. Como me atrasei nas compras, o R. jantou sem mim. Quando finalmente cheguei a casa, e enquanto despia o casaco perguntei-lhe o tinha jantado, respondeu-me: “... ah, comi o resto de massa que estava no frigorífico e o creme de espargos, estava bom, mas era só uma dose, portanto comi todo”.
Era metade da receita, mas não era só uma dose! Enfim... Moral da história, nem comi, nem fotografei!
Pelos vistos estava mesmo bom!

Creme de Espargos Verdes
1 Kg de espargos verdes
1 1/2 colheres de sopa manteiga
2 chávenas de cebola picada
1 1/2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas de água
2 chávenas de leite quente
1/2 colher de chá de estragão seco
2 colheres de chá de aneto
pimenta a gosto


Arranje os espargos (basta retirar a parte de baixo do espargo mais rija). Corte em pedados de cerca de 2 cm. Reserve os topos dos espargos.

Num tacho derreta a mantegeiga. Junte a cebola, os espargos e o sal. Salteie durante cerca de 10 minutos em lume médio. Quando as cebolas estiverem translúcidas polvilhe com 2 colheres de sopa de farinha. Mexa bem e deixe cozinhar uns minutos em lume muito brando.

Adicione a água a ferver e deixe cozer. Depois de 5 minutos adicione o resto da farinha e mexa bem. Deixe cozinhar mais 10 minutos.

Adicione o leite quente e passe o creme ou com a farinha mágica ou no copo liquificador.

Leve novamente ao lume (sem deixar ferver) e adicione as ervas. Rectifique os temperos a gosto.

Coza as pontas dos espargos. Junte ao creme e sirva.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sopa de Espinafres, Lentilhas e Limão

Sopa de espinafres, lentilhas e limão ou Adas bi-hamud, uma sopa Libanesa. Uma sopa de sabores diferentes, mas muito reconfortante. O limão e os cominhos dão-lhe o toque  exótico mas muito agradável.


Sopa de Espinafres, Lentilhas e Limão
(in Favourite Recipes from Books from Cooks 1,2, & 3)

250 gr de lentilhas verdes
1,5 lt de água ou caldo de legumes
1 cebola finamente picada
250 gr de batatas cortadas em cubos pequenos
250 gr de espinafres cortados grosseiramente
1 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho (eu pus apenas 1)
1 colher de chá de cominhos moídos
5 colheres de sopa de sumo de limão
sal e pimenta a gosto

Leve ao lume numa panela de sopa as lentilhas com o caldo de legumes ou água. Quando começar a ferver junte a cebola, as batatas, os espinafres e o azeite e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Adicione o alho, os cominhos e 3 colheres de sopa de sumo de limão. Deixe fever em lume brando mais 15 a 20 minutos.

Adicione mais água se preferir uma sopa com mais caldo, tempere a gosto e junte o resto do sumo de limão. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Creme de Tomate e Feijão Manteiga

Mais uma sopinha para aquecer as noites frias.
Muito simples e rápida. A intenção era utilizar um frasco de feijão manteiga que estava esquecido na despensa, e os muitos tomates que estavam no frigorífico. Porém, no último minuto, faltou-me a paciência e lá foram duas latas de tomate pelado.

Na minha família a grande especialista dos Cremes de Tomate é a minha irmã. E deixem-me fazer uma nota sobre a minha irmã. A minha irmã é o oposto de mim, quer fisicamente, quer em termos de feitio. Aliás, quem nos conhece em separado não nos atríbui qualquer grau de parentesco. Juntas, e com algum poder de sugestão, são, no entanto, detectáveis alguns traços comuns. O gosto pela cozinha, porém, segue a regra geral, uma gosta a outra não. Quando éramos miúdas e ficávamos sozinhas em casa, erámos a dupla perfeira... eu cozinhava, ela arrumava a cozinha. Eu gosto de cozinhar e portanto ficava toda satisfeita de estar na cozinha e ter quem comesse o que eu tinha preparado. Ela gosta de comer, e não se importa de arrumar a cozinha, tarefa que, confesso, detesto. Assim, nunca havia discussão, pelo menos quanto a isto... Claro que, e como qualquer mulher que não gosta de cozinhar, ela casou com um homem que cozinha. Alguém me explica este fenómeno?! Mas justiça lhe seja feita, ela não deixa a filha morrer de fome. Com a sua melhor amiga Bimby e alguns livros de cozinha ela já vai fazendo algumas coisas! E se no geral ela não é nenhum às na cozinha, no que toca a Cremes de Tomate ela dá cartas. Por isso é com orgulho que, modéstia à parte, digo que este creme não faz feio ao pé da receita dela.

Na minha opinião este Creme ganha vida com a junção, no momento de servir, de uma erva aromática. Eu usei salsa, mas outra erva a gosto ficará igualmente bem. Fica também a ideia, para quem gosta, de salpicar com um pouco de ovo cozido.
O R. não dispensa os seus croutons… mas nesse caso estamos mais perto de uma açorda alentejana do que de um creme de legumes.


Creme de Tomate e Feijão Manteiga
(inspirado numa receita do livro "The Bean Book" da Rosie Elliot)

2 cebolas (eu uso roxas)
Azeite
400 gr de feijão manteiga
2 latas de 200 gr de tomate pelado
1 lt de água (ou caldo de legumes)
sal a gosto

Refogue a cebora partida em pedaços num pouco de azeite, até ficar translúcida. Juntar o feijão e o tomate. E tempere a gosto. Cubra com água (ou caldo de legumes) e deixar cozer até amaciar bem os legumes. Passar com a varinha mágica. Se achar a sopa muito ácida pode adicionar uma pitada de açucar. Servir salpicado com um pouco de salsa.