Mostrar mensagens com a etiqueta Batata. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Batata. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tofu à Zé do Pipo

Ah, isto da passagem do ano ter sido encaixada no fim-de-semana foi tramado. Mal sobrou tempo para descansar, e ficar simplesmente sentada no sofá a ver o tempo passar. Para aproveitar o máximo das festas e do descanso possível simplifiquei tudo na cozinha. Para esta semana fiz apenas coisas simples e saborosas, como este “Tofu à Zé do Pipo”. Os mais preguiçosos podem até utilizar puré de batata instantâneo e terão igualmente um prato reconfortante a sair do forno.


Tofu à Zé do Pipo

500 gr de tofu cortado em cubos pequenos
1 cebola grande cortada em rodelas finas
4/5 dentes de alho picados
1 embalagem de 225ml de maionese
receita de puré de batata
Azeite
Sal e pimenta
Azeitonas para decorar

Comece por preparar o puré de batata, pondo as batatas a cozer. Enquanto as batatas cozem aqueça um pouco de azeite numa frigideira larga.  Deite os alhos e em seguida o tofu. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe fritar o tofu até alourar. Retire o tofu da frigideira. Na mesma frigideira refogue a cebola, mas só até estar translúcida (pode ser necessário adicionar mais um pouco de azeite). Reserve e termine de preparar o puré de batata.

Para montar o prato comece por colocar o tofu no fundo de um pirex, depois cubra-o com a cebola (eu escorri parte do azeite para o prato não ficar tão gorduroso). Espalhe a maionese e finalmente cubra com o puré de batata. Decore com alguma algumas azeitonas pretas e leve ao forno até dourar.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Batatas Assadas com Rosmaninho

Tão fáceis e saborosas! E uma alternativa mais saudável às batatas fritas.


Batatas Assadas com Rosmaninho

1 embalagem de batatas primor
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de rosmaninho fresco picado (ou outra erva a gosto, tomilho, salva)
1 colher de sopa de flor de sal (ou sal grosso)

Lave as batatas e disponha-as num tabuleiro de ir ao forno. Regue as batatas com o azeite e junte o rosmaninho e o sal. Mexa bem para envolver bem as batatas nos temperos.

Leve ao forno a 200.º C.º durante cerca de 20 minutos, ou até as batatas estarem cozinhadas e douradas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chamuças

Chamuças, uma especialidade que aprendi a gostar com a idade.
Esta receita de Chamuças parece mais complicada na receita do que é na prática, além disso tem a vantagem de poder ser preparada de véspera, ou até com maior antecedência. Depois é só levar ao forno e servir. O molho agridoce fica com muito bom com o recheio de batata e ervilha!


Chamuças
(in “The New Moosewood Cookbook” de Molie Katzen)

Para a massa
2 ½ chávenas de farinha de trigo sem fermento
½ colher de chá de sal
1 chávena de iogurte natural (são 2 iogurtes)

Misture a farinha com o sal. Adicione o iogurte e mexa primeiro com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia. Adicione mais farinha se necessário para  que a massa não fique pegajosa. A massa deve ficar macia. Amasse durante cerca de 5 minutos. Embrulhe em papel aderente e leve ao frigorífico até ser hora de preparar as chamuças

Para o recheio
2 batatas médias
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de cebola finalmente picada
2 dentes de alho finamente picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de coentro seco (opcional)
¾ de colher de chá de sal
1 1 /2 chávenas de ervilhas descongeladas
2 colheres de sopa de sumo de limão
Uma pitada de pimenta cayena (opcional)

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água e sal até estarem bem cozidas. Escorra e com um garfo ou esmagador de batatas esmague grosseiramente as batatas.

Numa frigideira aqueça a manteiga. Adicione a cebola, o alho, o gengibre, as sementes mostarda, os coentros e o sal. Salteie durante cerca de 10 minutos até as cebolas estarem bem tenras. Junte as batatas e as ervilhas. Mexa bem e tape até as ervilhas estarem cozinhadas. Finalmente adicione o sumo de limão. Deixe arrefecer cerca de 15 minutos até fazer as chamuças.

Para o Molho
½ chávena de vinagre de cidra
½ chávena de água
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 dente de alho finamente picado
1 colher de chá de sal.

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume até o açúcar dissolver. Aumente um pouco o lume e deixe levantar fervura, baixe o fogo para o mínimo e deixe fervilhar durante cerca de 10 minutos até reduzir um pouco. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

Montagem

Pré-aqueça o forno a 180.º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Retire da massa bolas com cerca de 2 cm de diâmetro e estenda-as em círculos de 12 cm (desta vez eu tentei inovar e comprovei que de facto o melhor é fazer como diz a receita). Deite meia colher de sopa de recheio em cada círculo. Pincele as bordas do círculo com um pouco de água e dobre a massa formando uma meia lua. Com um garfo pode pressionar ligeiramente as bordas da chamuça, fica mais bonito e garante que a massa fica bem colada.

Nota: Caso vá guardar as chamuças para assar mais tarde ou congelar coloque-as num prato ou caixa bem enfarinhada. Polvilha-as com farinha tape com papel aderente. Leve ao frigorífico ou congelador até ao momento de as levar ao forno.

Vá colocando as chamuças no tabuleiro. No fim pincele-as com um pouco de óleo. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até estarem douradas. Sirva imediatamente ou até 15 minutos depois de saírem do forno.

Sirva as chamuças acompanhadas com o molho numa tigela à parte de modo a que se possa mergulhar as chamuças no molho antes de as saborear!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bolas de Batatas à Hortelão

Uma maneira diferente de servir puré de batata. Estas bolas de batata fazem um acompanhamento muito bom, tanto para vegetarianos como para os não vegetarianos. As minhas não ficaram bonitinhas porque tive preguiça de moldar as bolas e fui deitando colheradas na água.... hum... shame on me


Bolas de Batatas à Hortelão
(In "Receitas Escolhidas" de Maria de Lourdes Modesto)

500 gr de batatas cozidas
250 gr de espinafres cozidos
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
1 colher de sopa de salsa picada
Tomilho
1 colher de sopa de farinha
9º gr de pão ralado
Sal e Pimenta

Passa as batatas e os espinafres pelo passador e misture o puré obtido com a manteiga e os ovos inteiros, a salsa picada, um pouco de tomilho seco, a farinha e o pão ralado. Tempere com sal e pimenta e, depois de tudo bem ligado, molde o preparado em bolas do tamanho de nozes. Coza as bolas durante 5 minutos em água a ferver temperada com sal. Escorra.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Colcannon

Colcannon é um prato típico da culinária da Irlanda feito com puré de batata, couve de folhas, manteiga, sal e pimenta. Para mim é uma maneira muito saborosa de comer couve portuguesa (ou outra couve de folhas a gosto). Serve de acompanhamento ou no meu caso para comer simples. É verdade que tem uma dose generosa de manteiga, mas vale bem a pena.

 

Colcannon
(in "Rose Elliot's Vegetarian Meals in Mminutes" de Rose Elliot)

700 gr batatas
700gr de couve portuguesa (ou outra)
2 alhos franceses
125 ml de leite
50gr de manteiga
sal e pimenta a gosto

Descasque e corte as batatas ao meio e leve a cozer em água com sal até estarem bem tenras.
Arranje a couve, corte-a numa juliana grossa e leve a cozer em água com sal cerca de 20 minutos.

Arranje os alhos franceses cortando-os em rodelas finas. Num tacho junte o leite e os alhos franceses. Deixe ferver em lume brando cerca de 5-6 minutos.
Escorra as batatas, esmague-as (eu passei no passe vite) mas pode usar um garfo e fica com um puré mais grosso.
Junte a manteiga e as batatas ao alho francês e mexa bem. No final adicione a couve.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tortilha de Batata com Legumes Salteados

Uma das melhores coisas da cozinha vegetariana é a cor. É delicioso comer de um prato cheio de cor, amarelo, laranja, vermelho, verde... um verdadeiro arco-íris!  E a sugestão de hoje é isso mesmo, colorida.


Tortilha de Batata com Legumes Salteados
(adaptado de “Paradiso Seasons” de Denis Cotter)

400gr de batatas novas
6 ovos
Cebolinho

2 courgettes grandes cortadas em rodelas finas
2 cenouras grandes cortadas em rodelas finas
1 cebola roxa cortada em meias luas
6 dentes de alho finamente laminados (omiti)
200 gr de tomate cereja cortados ao meio
Azeite
Manjericão (omiti)

Corte as batatas ao meio e coza-as até estarem tenras. Bata os ovos, adicione o cebolinho (eu usei salsa), e tempere com sal e pimenta. Junte as batatas. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira. Deite os ovos, deixa fritar um pouco em lume brando / médio. Depois leve ao forno até a tortilha estar dourada.

Prepare os legumes. Numa frigideira larga aqueça cerca de duas colheres de sopa de azeite. Deite as cebolas (e os alhos se usar) e deixe fritar em lume brando, até estarem translúcidas. Depois adicione a cenoura e a courgette. Tempere com sal. Tape a frigideira, levante o lume durante alguns instantes e depois volte a baixar e deixe ficar os legumes a suar. Quando a courgette e a cenoura estiverem tenras, junte os tomates e deixe cozinhar mais cerca de 3 minutos. No momento de servir misture algumas folhas de manjericão.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Empadão de Brócolos e Salsichas

Tinha umas batatas para gastar que me deram os meus avós. Não sou grande fã de batata, mas era pena deixá-las estragar. Com elas fiz um puré, e com o puré fiz um empadão!




Empadão de Brócolos e Salsichas
(inspirado numa receita de empadão de brócolos da Maria de Lourdes Modesto)
 
500 gr de brócolos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola
1 lata de tomate pelado
1 ramo de salsa (omiti)
1 folha de louro (omiti)
um fraco de salsichas vegetarianas cortadas em rodelas
sal, pimenta

Prepare e coza os brócolos em água temperada com sal (eu cozi a vapor). Escorra-os muito bem e salteie-os na figideira sobre lume forte com um pouco de azeite para os secar. Pique a cebola e aloura-a com uma colher de azeite. Junte as salsichas, o tomate, a salsa e o louro e tempere com sale pimenta. Deixe cozer. Prepare o puré de batata.

Puré de Batata
(in "Receitas Escolhidas" de Maria de Lourdes Modesto)
 
1 kg de batatas
75 gr de manteiga
1,5, dl de leite
sal
pimenta
noz moscada

Descasque as batatas, coloque-as num tacho e cubra-as completamente com água (eu cozi as batatas com pele e descasquei-as quentes antes de as passar pelo passe-vite). Tempere com sal e leve a cozer sobre lume forte até ser possível reduzir as batatas a puré. Escorra e passe imediatamente pelo passador. Ponha o puré num tacho e leve a secar, sobre lume muito brando, batendo-o energicamente com uma colher de pau. Adicione a manteiga, bata vigorosamente e , quando a gordura estiver completamente absorvida, adicione aos poucos o leite a ferver. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

* Para se obter um puré de batata liso e sem grumos, a batata não pode arrefecer entre as várias operações de prepração do puré.

Unte um tabuleiro que possa ir ao forno, introduza os brócolos. Regue com o molho de tomate e salsicha. Cubra com o puré de batata. Pincele com ovo e leve ao forno.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Victoria Sponge Cake

Eu gosto muito de fazer bolos. De toda a actividade culinária o que me dá mais prazer são os bolos, os bolinhos, os pães, os pastéis, enfim, aquilo a que os ingleses chamam de baking. Sabe-me sempre tão bem gozar o sol da manhã, que bate na minha cozinha, envolvendo umas claras em castelo, amassando uma massa, picando um bolo com um palito para verificar se está pronto.
Na semana passada queria fazer algo que fosse doce, mas um pouco mais saudável. Recorri, claro, ao “Red Velvet Chocolate Heartache” da Harry Eastwood. E daí saiu este “Victoria Sponge Cake”. Tão bom…



Victoria Sponge Cake
(in “Red Velvet Chocolate Heartache” de Harry Eastwood)

3 ovos
150 gr de açúcar
200 gr de batata crua finamente ralada e picada
100 gr de farinha de arroz
2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha (omiti)

Creme de Manteiga
40 gr de manteiga sem sal fria e cortada em cubos
90 gr de icing sugar
1 colher de chá de água a ferver
1 vagem de baunilha (omiti)
Uma pequena pitada de sal (omiti porque usei manteiga com sal)

150gr de compota de morango ou frutos silvestres de qualidade

Pré-aqueça o forno a 180.º
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de redonda de (20cm) ou uma forma tipo bolo inglês.

Bata bem os ovos com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte a batata picada, a farinha, o fermento, o sal e a baunilha e bata tudo muito bem.

Deite esta massa na forma previamente untada e leve ao forno durante cerca de 30 min (teste do palito). Depois de pronto deixe arrefecer bem até rechear.

Para o creme de manteiga bata a manteiga até formar um creme. Junte o icing sugar uma colher de cada vez batendo sempre. Junte água a ferver, a baunilha e o sal. Bata até formar um creme homogéneo.

Corte o bolo ao meio.
Numa metade barre com o creme de manteiga. Na outra metade barre com a compota. Junte as duas metades como se fosse uma sandwich.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Waffles (panquecas) de Batata

E para acompanhar o Tofu de ontem estas deliciosas panquecas de batata. Na receita original eram waffles, mas como eu não tenho máquina... Já lá diz o ditado quem não tem cão caça com gato!
Na minha opinião ficaram melhores frias no dia seguinte que comidas no próprio dia.



Panquecas de Batata
3 chávenas de batata ralada
3 ovos batidos
1 colher de café de sal
1 1/2 chávena de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 chávena de óleo de soja (usei óleo de girassol)
1 colher (sopa) de amido de milho

Bata os ovos, junte o óleo, a farinha, o amido de milho e o fermento. Misture tudo muito bem. Acrescente as batatas escaldadas e raladas.
Como eu não tenho aparelho de waffles fiz uma espécie de panquecas, e fui fritando, numa frigideira anti-anderente (sem qualquer gordura) colheradas desta massa, espalmando bem para cozinharem uniformemente.