Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas de Colher. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas de Colher. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bolachas de Manteiga, Gelado de Vinagre Balsâmico e Morangos Marinados

Desta vez não posso dizer que se trata de uma sobremesa super simples e rápida de fazer porque efectivamente não o é.
Trata-se de uma receita um elaborada (eu diria mesmo digna de um Masterchef). Não é que seja difícil, mas sim, é trabalhosa.
Alguns elementos podem ser feitos com antecedência, o coulis pode ser feito até três dias antes, o gelado pode ser preparado de véspera e a massa das bolachas, já cortados os discos, pode até ser congelada e apenas cozidas as bolachas no próprio dia.
No entanto, esta sobremesa vale cada minuto que demora a prepará-la. É muitíssimo boa! Eu recomendo que se preparem todos os elementos pois, na minha opinião, é na combinação de todos os sabores que reside a maravilha que é este prato.


Bolachas de Manteiga, Gelado de Vinagre Balsâmico e Morangos Marinados
Receita in “Formulas for Flavour” de John Campbell
Serve 6

Bolachas de Manteiga

240 gr de manteiga à temperatura ambiente
110 gr / 2/3 de chávena de açúcar (+ 1 colher de sopa para polvilhar)
250 gr / 2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
30 gr / 1/3 de chávena de farinha de arroz

Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte as farinhas e bata até as farinhas estarem incorporadas. Embrulhe a massa em papel aderente e deixe repousar 30 minutos.
Ligue o forno a 140.º C.º.
Numa superfície ligeiramente enfarinhada estenda a massa até uma espessura de cerca de 1 cm (eu fiz as bolachas um pouco mais finas, talvez 0,5 / 0,7 cm). Com um cortador de 10 cm de diâmetro corte 12 discos. Com um  cortador de 2,5 cm de diâmetro corte o centro de 6 dos discos. Coloque os discos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos, ou até estarem levemente dourados.
Quando prontos retire-os do forno, polvilhe-os com a colher de sopa de açúcar e deixe arrefecer numa grelha.

Gelado de Vinagre Balsâmico (pode ser preparado de véspera)

250 ml / 1 chávena de vinagre balsâmico
250 ml / 1 chávena de natas
250 ml / 1 chávena de leite
50 gr / 1/3 de chávena de xarope de glucose (compra-se nas lojas de decoração de bolos)
85 gr / ½ chávena de açúcar
6 gemas

Num pequeno tacho leve o vinagre balsâmico a ferver em lume médio/alto até ter reduzido para 100 ml. Reserve.
Noutro tacho junte o leite e as natas e leve ao lume até começarem a ferver. Reserve. Numa tigela bata as gemas, com o açúcar e a glucose até formar um creme esbranquiçado e fofo. Batendo num velocidade baixa adicione lentamente o leite e as natas até obter uma mistura homogénea. Deixe arrefecer.
Ligue a máquina de fazer gelados e deite o creme feito com as gemas e as natas. Quando este creme começar a espessar adicione o vinagre reduzido, entretanto já frio, e deixe trabalhar até obter a consistência de gelado. Deite num recipiente e leve ao congelador até servir.

Morangos Marinados

500 gr de morangos
50 ml / ¼ de chávena de vinagre balsâmico
25 gr /¼ de chávena de icing sugar
Pimenta preta

Cerca de 1 hora a 2 horas antes de servir arranje os morangos e corte-os em pedaços pequenos. Regue com o vinagre, polvilhe com o açúcar e tempere com a pimenta preta (use cerca de metade da quantidade de pimenta que usaria se estivesse a temperar um prato salgado). Mexa bem e deixe marinar.


Coulis de Morango (pode ser preparado no frigorífico, guardado numa caixa hermética, durante 3 dias)


150 gr de morangos
150 gr icing sugar

Combine o açúcar os morangos e deixe repousar uns 10 minutos. Depois triture até formar um molho. Pode coá-lo para obter uma textura mais suave. Eu gosto dele sem ser coado.

Molho de Natas

1 vagem de baunilha
100 ml/ ½ chávena de natas frescas
50 gr /1/2 chávena de icing sugar

Com uma faca abra a vagem de baunilha e retire as sementes da baunilha. Numa tigela junte a baunilha às natas. Bata as natas até começarem a montar, adicione o açúcar e bata apenas o tempo suficiente para as incorporar o açúcar. Deve ficar um creme suave e não chantilly.

Montagem Final
Comece por escorrer os morangos num funil ou num passador (pode juntar este líquido ao coulis).
Coloque uma bolacha em cada prato e divida os morangos pelas 6 bolachas. Coloque uma bolacha sem centro em cima, como se fosse uma sandwich. Coloque uma bola de gelado no centro da bolacha (aproveitando o buraco já existente).
Regue cada prato, à volta da bolacha, com o coulis e molho de natas.
Finalize polvilhando com um pouco de icing sugar e Bom Apetite!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Copos de Chocolate

Esta é uma receita tão fácil e tão boa que nada mais tenho a dizer!


Copos de Chocolate

Ingredientes:
200gr de chocolate de culinária ralado ou partidos em pedaços muito pequeninos
3 ovos pequenos
1 pitada de sal
1 colher de sopa de Grand Marnier (ou outro licor a gosto, eu usei Crème de Cassis)
3/4 chávena de café forte bem quente
Chantilly para servir

Num copo liquidificador coloque o chocolate, os ovos, o licor e a pitada de sal. Ligue o copo liquidificador até os ingredientes estarem bem incorporados. 

Com o copo liquidificador ligado (pelo buraco que as tampas dos copos liquidificadores costumam ter) deite o café (com cuidado) e lentamente e deixe bater mais um pouco até obter um preparado homogéneo.

Deite o creme de chocolate em pequenos potes e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas. Sirva com um pouco de chatilly por cima. Pode decorar com um pedaço de fruta correspondente ao sabor do licor que utilizou.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quente e Frio

Quando organizo almoços ou jantares em casa gosto sempre de preparar o máximo de coisas com antecedência para que quando chegam os meus convidados eu  possa, efectivamente, aproveitar a sua companhia em vez de estar a panicar na cozinha. A maior parte das sobremesas pode ser preparada de véspera e por isso é sempre menos uma coisa para resolver no próprio dia. Este "Quente e Frio" é óptimo, muito simples e faz sucesso entre toda a gente. Apesar do molho de chocolate ser ultimado na hora é tão fácil de fazer que é uma boa escolha para qualquer ementa de festa.


Quente e Frio
(In Pantagruel)

1/2 litro de natas frescas (usei 600 ml)
160 gr de açúcar (como usei mais natas pus mais um pouco de açúcar)
5 claras de ovos
1/4 de colher de chá de baunilha (usei sementes de 1/2 vagem de baunilha)
1/4 de colher de chá de cremor tártaro (eu utilizer, mas não creio que seja essencial)

Batem-se as natas bem frescas com 3 colheres de açúcar e a baunilha até começarem a firmar. Batem-se as claras com o cremor tártaro em castelo firme. Junta-se-lhes depois o restante açúcar, colher a colher, até fazer merengue. Envolvem-se as natas no merengue e deita-se numa forma bem forrada com papel aderente. Levar ao congelador até à hora de servir. Como a forma é forrada com papel aderente não deverá haver problemas a desenformar, porém uma hora antes de servir é conveniente verificar se o gelado está soltinho da forma. Caso não esteja o melhor é desenformar logo, molhando a forma em água quente, e colocar de novo no congelador, já desenformado até à hora de servir.

Molho de Chocolate Quente
(In Pantagruel)

250 gr de chocolate (usei apenas 200 gr)
3 dl de leite (usei um pouco menos)
1 colher de chá de maizena
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de manteiga

Numa tigela deita-se o leite e a maizena. Mexe-se com um garfo para desfazer a maizena. Junta-se o chocolate partido em cubos e o açúcar. (esta parte pode ser preparada uma ou duas horas antes).
Aquecer este preparado no microondas, um minuto de cada vez (no total serão 2 ou 3 minutos), mexendo bem entre cada minuto, até formar um creme. Quando o creme de chocolate se mostrar homogéneo deitar a manteiga e mexer bem.

Regar o gelado com o molho de chocolate e saborear.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brownies de Chocolate, Gelado de Gengibre e Molho de Caramelo com um Toque de Sal

Uma sobremesa para um jantar de amigos. Foi apreciada por todos, especialmente o gelado de gengibre. Tanto que já tenho a máquina de gelados no congelador para nova rodada!

Não estava na receita, mas eu acho que o sal combina muito bem com o molho de caramelo. Assim em cada prato deitei uma pitada de Flor de Sal antes de servir.



Brownies de Chocolate
(in
Tartelette)

Serve 8 (eu usei forma individuais e a massa só me rendeu 6 brownies, mas eu achei as porções grandes demais)

90 gr de manteiga
170 gr de chocolate para culinária
¼ de chávena de cacau em pó
¾ de chávena farinha de trigo sem fermento
¼ de colher de chá de sal
¼ de colher de chá de fermento
2 ovos
1 chávena de açúcar
2 colher de chá de extracto de baunilha
¼ de chávena de café forte

Pré-aqueça o forno a 180.º C.
Unte uma forma quadrada com manteiga e forre-a com papel vegetal. Volte a untar o papel vegetale polvilhe com cacau. Reserve.
Numa tigela em Banho Maria ou no Microondas derreta o chocolate com a manteiga e o cacau.
Noutra tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Bata os ovos com açúcar e a baunilha até formar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione o chocolate e misture bem. Junte o café. Finalmente adicione a farinha e bata apenas até esta estar incorporada.
Deite massa na forma e leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos (teste do palito). Quando os brownies estiverem cozidos retire do forno e deixe arrefecer antes de os desenformar e cortar.

Gelado de Gengibre
500 ml de natas frescas
250 ml de leite gordo
1 (200 gr) chávena de açúcar
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

Numa panela junte todos os ingredientes e leve ao lume, médio branco, até o açúcar estar dissolvido. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente. Leve ao congelador durante a noite ou utilize a máquina de gelados.

Molho de caramelo
1 ¼ (250 gr) de chávena de açúcar
80 ml de água
115gr de manteiga com sal
150 ml  de natas frescas

Num pequeno tacho junte a água e o açúcar. Aqueça em lume brando até o açúcar estar dissolvido. Adicione a manteiga e deixe fervilhar até a mistura ficar dourada. Retire do lume e junte cuidadosamente as natas (cuidado que salpica muito). Misture bem. Leve de novo ao lume e deixe cozinhar cerca de 25 minutos. Deite num jarro e sirva. Depois de frio este caramelo fica um pouco espesso, para o tornar novamente num molho aqueça em lume branco com um pouco de leite.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gelado de Amendoim

O gelado mais guloso de sempre!
Tudo começou quando fui buscar a máquina de fazer gelados a casa da minha mãe. Máquina essa que apesar de ter sido comprado há uns anos nunca tinha sido usada. Eu resolvi dar-lhe uso e trouxe-a comigo! Quando cheguei a casa perguntei ao R. qual era o gelado favorito dele, ele respondeu uma vez tinha comido um gelado de amendoim no Brasil que era muito bom. Fui procurar receitas e descobri esta que me pareceu simples. Experimentei e desde então nem faço outro gelado. É uma bomba calórica, mas proporciona momentos de grande felicidade!




Gelado de Amendoim
(algures na internet)

1 frasco de manteiga de amendoim (aconselha-se Pindakaas, tem bocadinhos de amendoim)
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado

Bater tudo pela ordem da lista.
Leve ao congelador um mínimo de 3h ou utilize a máquina de gelados.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mousse de Chocolate

Reza a história lá em casa que uma vez a minha irmã (mais velha), quando era pequena, comeu numa festa uma mousse de chocolate que não lhe fez bem. Desde então as mousses de chocolate deixaram de fazer parte do menu das festas, e sendo eu mais nova nem me lembro de haver mousse de chocolate lá em casa. Talvez por isso eu não seja grande fã de mousse... mas o R. é!, e por ele ando em busca daquela receita mousse que irá superar todas as outras. Ainda agora comecei a jornada, e por isso acho que talvez não seja já esta. No entanto, quem comeu gostou e a tigela de mousse desapareceu em menos de 24 horas...


Mousse de Chocolate


1 tablete grande de chocolate (200 gr)
4 colheres de sopa de manteiga
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas. Bata as gemas com o açúcar, até obter uma massa fofa, homogénea e esbranquiçada. Junte o chocolate derretido, batendo bem. Bata as claras em castelo firme e junte-as, sem bater, ao preparado anterior. Deite a mousse numa taça de vidro e leve ao frigorífico.

(in "Receitas Escolhidas" de Maria de Lourdes Modesto)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cheesecake de Ricotta

O que fazer com uma embalagem de ricotta quase a expirar? Cheesecake, claro! Eu fiz apenas um terço da receita porque a minha intenção era mesma só aproveitar uma embalagem de ricotta. No entanto, aqui fica a receita completa.


Cheesecake de Ricotta
(In "How to Cook Everythig Vegetarian" do Mark Bittman)

1 base de bolacha maria (ou outra a gosto)
6 ovos
1 chávena de açúcar
3 chávenas de ricotta
1 colher de sopa de raspa de limão
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Primeiro prepare a base do cheesecake. A que eu fiz foi a clássica de bolacha maria picada com manteiga. Eu gosto sempre de tostar um pouco a base antes de deitar o creme por isso cozi-a 10 minutos forno.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione o queijo, a raspa de limão e a farinha. Deite na forma e leve ao forno a 180.º C.º até dourar. Servir acompanhado com fruta, compota ou até simples.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tiramisú Fácil

Estes últimos dias tenho andado bastante aterafada e com pouco tempo livre. Esta sobremesa é ideal para alturas com essas, rápida e saborosa. A receita foi tirada do programa Eveyday Food produzido pela Martha Stewart.


Tiramisú Fácil

1 embalagem de  queijo philadelfia (ou queijo mascarpone)
1 pacote de natas frescas
1/3 de chávena de açúcar
palitos la reine
café forte
cacau (para decorar)

Prepare uma chávena de café forte e reserve.

Bata as as natas com o açúcar até estas começarem a espessar, adicione, então, o queijo e bata até incorporar bem os ingredientes.

Para a montagem humedeça os palitos la reine no café e disponha-os num tabuleiro até cobrir o fundo. Barre com uma camada generosa de creme (o meu tabuleiro só leva duas camadas de biscoitos e creme, portanto na primeira camada utilizei logo metade creme, esta gestão das camadas depende do tamanho do tabuleiro utilizado). Faça uma nova camada de biscoitos embebidos em café. E termine com uma camada de creme. No final polvilhe com um pouco de cacau.

terça-feira, 1 de março de 2011

Bolo com Tres Leches

Há muito tempo que queria experimentar esta receita. No outro dia uns amigos pediram-me para levar a sobremesa para o jantar, achei que este bolo era uma boa escolha, e foi, especialmente para os mais gulosos. É preciso gostar de leite condensado, mas é muito bom, especialmente fresquinho!


Bolo com Tres Leches

6 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha

1 lata de leite condensado
350 ml de leite evaporado
1 chávena de leite gordo

Pré-aqueça o forno a 180.º.

Separe as gemas das claras e bata muito bem as gemas com o açúcar. A seguir bata as claras em castelo firme. Envolva bem os dois cremes e adicione a farinha.

Leve a cozer num pirex levemente untado durante cerca de 30 minutos (fazer o teste do palito).
Deixe arrefecer e depois, cuidadosamente, tire a capa do bolo (eu, porque sou preguiçosa, tirei parte, mas não toda).

Misture bem os três leites e regue o bolo. Deixar repousar de um dia para o outro no frigorífico.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Arroz Doce

Há qualquer coisa de especial nas receitas de família. Um certo orgulho, um sentimento de exclusividade entre membros do mesmo clã. Uma cumplicidade de uma receita que passa não só no papel, mas também pela experiência e vivência em comum.
Embora esta receita tenha sido transmitida pela família do meu pai, foi a minha mãe quem me ensinou. Ainda me lembro da primeira vez que a fiz, para um jantar de amigos, e sob a atenta supervisão da minha mãe. Na altura, achei que a receita era pouco explicativa, chata e comprida. Com o tempo fui passando a apreciar este processo de namoro do arroz doce.
Fazer arroz doce não é difícil, mas é preciso ter disponibilidade, digo disponibilidade e não tempo, porque para além do tempo que demora é necessária uma dose de amor e carinho.
Vale bem a pena a dedicação, este arroz doce fica muito cremoso.



Arroz Doce
Coze-se uma chávena de arroz durante 20 minutos em muita água com uma pitada de sal. Escorre-se o arroz. Acrescenta-se 1 litro de leite gordo, uma noz de manteiga e uma casca de limão. Deixar ferver em fogo lento, mexendo de vez em quando cerca de 1 hora ou mais. Acrescentar um pacote de natas e mexer, deixar ferver mais uns minutos. Acrescentar 7 colheres de sopa de açúcar (no mínimo) (é ir provando até estar a gosto).
Ferver mais um pouco e está pronto.
Polvilhar com canela e servir.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Gelatina de Maça

Uma sobremesa saudável que acalma aquele desejo de comer um docinho que às vezes surge depois da refeição. Para mim foi um marco histórico! A primeira gelatina que eu consegui desenformar impecavelmente!


Gelatina de Maça
(in Sobremesas Sem Pecado de Beatriz Silva)
500 ml de água
400 gr de maça
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de agar-agar
Sumo de ½ limão
2 colheres de sopa de geleia de milho (eu usei geleia de Agave)

Descasque as maças, corte-as em quartos e coza-as juntamente com a água, o agar-agar e o sal, durante 20 minutos. Acrescente o sumo de limão e a gelai de trigo. Coloque no liquidificador e bata bem até fazer espuma. Passe uma forma de pudim por água fria e verta o preparado. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico para solidificar. Para desenformar, coloque a forma em água quente submersa até meio por 1 minuto e desmolde-a para um prato, sirva em fatias como se fosse um pudim.

O sucesso desta gelatina depende, naturalmente, da qualidade e doçura das maçãs. Tente escolher as melhores.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Pavlova de Chocolate

Ainda da mesa de fim-de-ano: Pavlova de Chocolate. Uma arriscada incursão no mundo dos suspiros, atendendo a todas as minhas anteriores tentativas fracassadas. Desta vez correu bem! Pura sorte suspeito....

Recomendo vivamente esta Pavlova. Eu irei, com certeza repeti-la várias vezes. Faz uma vistaça e não dá trabalho nenhum.



Pavlova de Chocolate

6 claras de ovo (as gemas que sobram podem ser aproveitadas para fazer um Leite-Creme)
300 gr de açúcar
1 colher de chá de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de cacau
50 gr de chocolate negro picado

Para a cobertura:
500 gr de frutos vermelhos (framboesas, groselhas, mirtilos, morangos...)
500 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180.º C.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda de um prato desenhe um círculo de mais ou menos 23 cm.

Bata as claras em castelo, até formarem uns picos suaves. Adicione o açúcar colher a colher, e bata até formar um merengue bilhante e firme. Junte o vinagre, o cacau peneirado e o chocolate picado e envolva cuidadosamente com uma colher de pau.

Com a ajuda de uma espátula disponha o preparado das claras de modo a formar um disco.
Assim que coloque a Pavlova no forno baixe a temperatura para 150ºC e deixe cozinhar cerca de 45 min / 1 hora. Desligue o forno e deixe a Pavlova no forno até estar fria.

Depois de fria coloque a Pavlova no prato de servir, invertendo-a sobre o prato.
Bata as natas em chantilly com 2 colheres de sopa de açúcar  e coloque sobre a Pavlova.
Decore com morangos, mirtilos, groselhas e / ou framboesas.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mousse de Morango

Tinha chegado de uma corridinha ao final da manhã e vinha cheia de fome. Antes sequer de pensar no que seria o almoço já estava a olhar para meia embalagem de queijo philadelfia no frigorífico... Hum... Mousse de Morango! Comigo não há resto de marcarpone, philadélfia ou natas que não virem mousse de morango, batido de morango, alguma coisa com morangos.
Adoro morangos! E como as natas e os queijos brancos vão sempre bem com fruta, porque não aproveitar?!
Assim, enquanto esperava que o esparguete do almoço cozesse fiz esta Mousse. Não tirei foto, mas como qualquer Mousse de Morango ficou com uma bonita cor de rosa.

Mousse de Morango
1/2 embalagem de queijo philadelfia
1 pacote de natas
2 chávenas de morangos congelados
2 folhas de gelatina
Nectar de Agave
Hortelã

Comecei por demolhar 2 folhas de gelatina num pouco de água.
No processador de alimentos juntei o queijo philadelfia, as natas e os morangos e pulsei até ter um creme mais ou menos homogéneo. Escorri a gelatina e aqueci-a em 2 colheres de sopa de água até estar bem dissolvida. Juntei a gelatina ao creme e pulsei novamente. Adocei a gosto (eu utilizei Nectar de Agave, mas açucar em pó, ou açucar cristal são opções igualmente boas) e juntei umas folhas de Hortelã. Coloquei este creme numa tigela e levei ao frio. Na hora da sobremesa já se comia, embora não estivesse completamente solidificado.
Como estava com pressa pus as natas directamente no processador de alimentos, mas se houver tempo, acho que bater as natas em chantilly e só depois envolvê-las aos creme de morangos com philadélfia dará maior cremosidade.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Doce Suiço

Desconfio que todos os restaurantes de Portugal têm um doce da casa que, invariavelmente, leva qualquer coisa como natas, bolacha maria, chocolate, leite creme e/ou leite condensado. Também invariavelmente este doce costuma ser muito popular. Este é mais um Doce da Casa… com a pequena grande diferença que este é o Doce da Minha Casa.

Na realidade, o título original da receita é Doce Suíço. Nunca percebi porquê… não entendo o que haja de suíço nesta receita … mas lá que desaparece antes do cucu dar as horas desaparece.

Tirado do valioso caderno de receitas da minha mãe, esta sobremesa é presença obrigatória em qualquer comemoração que se preze!... E a César o que é de César, a minha mãe faz o melhor Doce Suíço do MUNDO! Quarta-feira, no dia em que completei 31 primaveras, mais uma vez o Doçe Suíço esteve à mesa e confeccionado por mamãe como manda a tradição.

Doçe Suíço

1 lata de leite de condensado
1 lata de leite comum
4 ou 5 gemas
Raspa de limão

Vai ao lume até engrossar. Em seguida vaza-se num pirex de ir á mesa e deixa-se arrefecer (menos duas colheres de sopa).

Leva-se ao lume um copo de leite normal com 8 colheres de achocolatado em pó até engrossar um bocadinho. Molham-se os palitos la reine até ficarem bem molhadinhos. Colocam-se os palitos em cima do creme e vaza-se o resto do molho de chocolate sobre os palitos.

Batem-se 4 colheres de açucar com um pacote de natas a que se juntam 2 colheres do primeiro creme. Despeja-se por cima de tudo. Decora-se com um pouco de bolacha maria ralada.

Nota: Fica melhor feito de um dia para o outro.