Mostrar mensagens com a etiqueta Aperitivos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aperitivos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Palmiers Salgados

Palmiers... podem ser doces ou salgados, são sempre bons!
Estes são salgados e óptimos servidos como aperitivo de uma festa. A sugestão de hoje foi inspirada numa receita da Barefoot Contessa que vi na televisão, mas os ingredientes podem ser ajustados conforme a sua imaginação, azeitonas descaroçadas são uma boa adição, ou até em vez do pesto usar pasta de azeitona.

A explicação é de certeza mais difícil do que a preparação... experimente e veja!


Palmiers Salgados

Uma placa de massa folhada
Pesto (feito em casa ou de compra)
Tomate Seco em Azeite
Queijo de Cabra

Numa superfície enfarinhada estenda a massa folhada formando um rectângulo. A massa deve ficar relativamente fina para os palmiers não ficarem muito massudos, um pouco mais fina do que se fosse para fazer uma base de tarte. Quando a massa estiver estendida coloque colheradas de molho pesto espalhando bem pela massa. Depois corte em pequenos pedaços alguns tomates secos e disponha uniformemente sobre a massa, o mesmo com o queijo de cabra.
Para formar os palmiers dobre o topo e a base do rectângulo de massa até meio caminho do centro. Depois volte a dobrar de modo a que cada lado da massa se encontre no centro. Dobre um lado da massa sobre o outro e pressione ligeiramente. Leve ao frigorífico a massa, embrulhada em papel aderente, durante cerca de 45 minutos, para ser mais fácil cortar os palmiers. Retire a massa do frigorífico, retire o papel aderente e corte cuidadosamente o rolo de massa em fatias de meio centímetro (corte com a faca como se estivesse a serrar, fazendo movimentos para a frente e para trás, evitando fazer muita pressão para baixo).
Disponha os palmiers num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno (a 180.º C.º) até estarem dourados, cerca de 14 minutos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chamuças

Chamuças, uma especialidade que aprendi a gostar com a idade.
Esta receita de Chamuças parece mais complicada na receita do que é na prática, além disso tem a vantagem de poder ser preparada de véspera, ou até com maior antecedência. Depois é só levar ao forno e servir. O molho agridoce fica com muito bom com o recheio de batata e ervilha!


Chamuças
(in “The New Moosewood Cookbook” de Molie Katzen)

Para a massa
2 ½ chávenas de farinha de trigo sem fermento
½ colher de chá de sal
1 chávena de iogurte natural (são 2 iogurtes)

Misture a farinha com o sal. Adicione o iogurte e mexa primeiro com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia. Adicione mais farinha se necessário para  que a massa não fique pegajosa. A massa deve ficar macia. Amasse durante cerca de 5 minutos. Embrulhe em papel aderente e leve ao frigorífico até ser hora de preparar as chamuças

Para o recheio
2 batatas médias
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de cebola finalmente picada
2 dentes de alho finamente picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de coentro seco (opcional)
¾ de colher de chá de sal
1 1 /2 chávenas de ervilhas descongeladas
2 colheres de sopa de sumo de limão
Uma pitada de pimenta cayena (opcional)

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água e sal até estarem bem cozidas. Escorra e com um garfo ou esmagador de batatas esmague grosseiramente as batatas.

Numa frigideira aqueça a manteiga. Adicione a cebola, o alho, o gengibre, as sementes mostarda, os coentros e o sal. Salteie durante cerca de 10 minutos até as cebolas estarem bem tenras. Junte as batatas e as ervilhas. Mexa bem e tape até as ervilhas estarem cozinhadas. Finalmente adicione o sumo de limão. Deixe arrefecer cerca de 15 minutos até fazer as chamuças.

Para o Molho
½ chávena de vinagre de cidra
½ chávena de água
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 dente de alho finamente picado
1 colher de chá de sal.

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume até o açúcar dissolver. Aumente um pouco o lume e deixe levantar fervura, baixe o fogo para o mínimo e deixe fervilhar durante cerca de 10 minutos até reduzir um pouco. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

Montagem

Pré-aqueça o forno a 180.º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Retire da massa bolas com cerca de 2 cm de diâmetro e estenda-as em círculos de 12 cm (desta vez eu tentei inovar e comprovei que de facto o melhor é fazer como diz a receita). Deite meia colher de sopa de recheio em cada círculo. Pincele as bordas do círculo com um pouco de água e dobre a massa formando uma meia lua. Com um garfo pode pressionar ligeiramente as bordas da chamuça, fica mais bonito e garante que a massa fica bem colada.

Nota: Caso vá guardar as chamuças para assar mais tarde ou congelar coloque-as num prato ou caixa bem enfarinhada. Polvilha-as com farinha tape com papel aderente. Leve ao frigorífico ou congelador até ao momento de as levar ao forno.

Vá colocando as chamuças no tabuleiro. No fim pincele-as com um pouco de óleo. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até estarem douradas. Sirva imediatamente ou até 15 minutos depois de saírem do forno.

Sirva as chamuças acompanhadas com o molho numa tigela à parte de modo a que se possa mergulhar as chamuças no molho antes de as saborear!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Croutons de Massa Filo

Tirei esta ideia de um programa que vi na televisão. É uma óptima ideia para aproveitar algumas folhas de filo que possam sobrar de uma tarte ou de uns folhados. Os croutons depois podem ser utilizados em sopas, saladas e até simples como um aperitivo.


Croutons de Massa Filo

Enrole três ou quatro folhas de massa filo como se estivesse a fazer um charuto. Fatie o rolinho de massa em fatias finas. Polvilhe a massa com com queijo ralado (eu usei Grana Padano, mas pode ser usado outro a gosto, cerca de 1/4 de chávena) e  duas colheres de sopa de manteiga derretida. Leve ao forno até a massa estar bem dourada. Deixe arrefexer e quebre a massa em pequenos pedaços.