sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chamuças

Chamuças, uma especialidade que aprendi a gostar com a idade.
Esta receita de Chamuças parece mais complicada na receita do que é na prática, além disso tem a vantagem de poder ser preparada de véspera, ou até com maior antecedência. Depois é só levar ao forno e servir. O molho agridoce fica com muito bom com o recheio de batata e ervilha!


Chamuças
(in “The New Moosewood Cookbook” de Molie Katzen)

Para a massa
2 ½ chávenas de farinha de trigo sem fermento
½ colher de chá de sal
1 chávena de iogurte natural (são 2 iogurtes)

Misture a farinha com o sal. Adicione o iogurte e mexa primeiro com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia. Adicione mais farinha se necessário para  que a massa não fique pegajosa. A massa deve ficar macia. Amasse durante cerca de 5 minutos. Embrulhe em papel aderente e leve ao frigorífico até ser hora de preparar as chamuças

Para o recheio
2 batatas médias
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de cebola finalmente picada
2 dentes de alho finamente picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de coentro seco (opcional)
¾ de colher de chá de sal
1 1 /2 chávenas de ervilhas descongeladas
2 colheres de sopa de sumo de limão
Uma pitada de pimenta cayena (opcional)

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água e sal até estarem bem cozidas. Escorra e com um garfo ou esmagador de batatas esmague grosseiramente as batatas.

Numa frigideira aqueça a manteiga. Adicione a cebola, o alho, o gengibre, as sementes mostarda, os coentros e o sal. Salteie durante cerca de 10 minutos até as cebolas estarem bem tenras. Junte as batatas e as ervilhas. Mexa bem e tape até as ervilhas estarem cozinhadas. Finalmente adicione o sumo de limão. Deixe arrefecer cerca de 15 minutos até fazer as chamuças.

Para o Molho
½ chávena de vinagre de cidra
½ chávena de água
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 dente de alho finamente picado
1 colher de chá de sal.

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume até o açúcar dissolver. Aumente um pouco o lume e deixe levantar fervura, baixe o fogo para o mínimo e deixe fervilhar durante cerca de 10 minutos até reduzir um pouco. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

Montagem

Pré-aqueça o forno a 180.º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Retire da massa bolas com cerca de 2 cm de diâmetro e estenda-as em círculos de 12 cm (desta vez eu tentei inovar e comprovei que de facto o melhor é fazer como diz a receita). Deite meia colher de sopa de recheio em cada círculo. Pincele as bordas do círculo com um pouco de água e dobre a massa formando uma meia lua. Com um garfo pode pressionar ligeiramente as bordas da chamuça, fica mais bonito e garante que a massa fica bem colada.

Nota: Caso vá guardar as chamuças para assar mais tarde ou congelar coloque-as num prato ou caixa bem enfarinhada. Polvilha-as com farinha tape com papel aderente. Leve ao frigorífico ou congelador até ao momento de as levar ao forno.

Vá colocando as chamuças no tabuleiro. No fim pincele-as com um pouco de óleo. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até estarem douradas. Sirva imediatamente ou até 15 minutos depois de saírem do forno.

Sirva as chamuças acompanhadas com o molho numa tigela à parte de modo a que se possa mergulhar as chamuças no molho antes de as saborear!

Sem comentários:

Enviar um comentário