quinta-feira, 28 de abril de 2011

Empadão de Brócolos e Salsichas

Tinha umas batatas para gastar que me deram os meus avós. Não sou grande fã de batata, mas era pena deixá-las estragar. Com elas fiz um puré, e com o puré fiz um empadão!




Empadão de Brócolos e Salsichas
(inspirado numa receita de empadão de brócolos da Maria de Lourdes Modesto)
 
500 gr de brócolos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola
1 lata de tomate pelado
1 ramo de salsa (omiti)
1 folha de louro (omiti)
um fraco de salsichas vegetarianas cortadas em rodelas
sal, pimenta

Prepare e coza os brócolos em água temperada com sal (eu cozi a vapor). Escorra-os muito bem e salteie-os na figideira sobre lume forte com um pouco de azeite para os secar. Pique a cebola e aloura-a com uma colher de azeite. Junte as salsichas, o tomate, a salsa e o louro e tempere com sale pimenta. Deixe cozer. Prepare o puré de batata.

Puré de Batata
(in "Receitas Escolhidas" de Maria de Lourdes Modesto)
 
1 kg de batatas
75 gr de manteiga
1,5, dl de leite
sal
pimenta
noz moscada

Descasque as batatas, coloque-as num tacho e cubra-as completamente com água (eu cozi as batatas com pele e descasquei-as quentes antes de as passar pelo passe-vite). Tempere com sal e leve a cozer sobre lume forte até ser possível reduzir as batatas a puré. Escorra e passe imediatamente pelo passador. Ponha o puré num tacho e leve a secar, sobre lume muito brando, batendo-o energicamente com uma colher de pau. Adicione a manteiga, bata vigorosamente e , quando a gordura estiver completamente absorvida, adicione aos poucos o leite a ferver. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

* Para se obter um puré de batata liso e sem grumos, a batata não pode arrefecer entre as várias operações de prepração do puré.

Unte um tabuleiro que possa ir ao forno, introduza os brócolos. Regue com o molho de tomate e salsicha. Cubra com o puré de batata. Pincele com ovo e leve ao forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário