Uma das primeiras “receitas vegetarianas” que comecei a fazer era esta salada com massa, brócolos cozidos, cebola e cenoura salteadas, e amêndoas torradas. Sob um princípio que cada ingrediente era confeccionado por um processo diferente e por isso era um prato com energias diferentes e equilibradas, resultava uma salada colorida, deliciosa e fácil de fazer. Na verdade eu já não me lembro exactamente de todos os ingredientes, e temo estar-me a esquecer de algum (embora a receita deva estar escrita algures nos meus cadernos), mas acho no geral era isso.
Esta salada, inspirada nessa primeira experiência vegetariana, foi feita para servir de acompanhamento a uns Douradinhos de Vegetais num descontraído jantar de domingo. No entanto, e com as amêndoas torradas pode comer-se simples e é bastante satisfatória.
Salada de Massa
200 gr de massa cozida (cotovelos, fusilli, penne, o que preferir)
1 ramo de brócolos
1 cebola finamente picada (usei cebola roxa)
1 cenoura grande ou duas médias partida em cubos pequenos
1 mão cheia de amêndoas torradas (omiti porque não tinha)
Azeite
Sal
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve.
Lave e arranje o ramo de brócolos partindo-o em pedaços pequenos e coza al dente em água e sal. Escorra e reserve. Numa frigideira aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola. Junte a cenoura tape e deixe cozinhar alguns minutos. Quando a cenoura estiver tenra desligue o lume e junte esta mistura à massa cozida. Adicione os brócolos e as amêndoas torradas. Mexa bem, rectifique os temperos e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário