segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Assado de Frutos Secos

Sempre que nas minhas viagens passo em Londres aproveito para trazer umas quantas revista de cozinha inglesas. Ao contrário nas nossas a maior parte delas tem bastantes receitas vegetarianas (já para não falar nas exclusivamente vegetarianas). Esta receita foi tirada da revista Jamie, a revita do Jamie Oliver. Parece complicada mas não é, e o resultado final é maravilhoso. Apreciado por vegetarianos e não só!

A receita original tinha uma cobertura feita com arandos frescos e açúcar, omiti porque, que eu saiba, em Portugal não há arandos frescos (cranberries).




Assado de Frutos Secos
(receita tirada da Revista Jamie, com pequenos ajustes meus)

2 talos de aipo picados
2 cebolas roxas picadas
2 dentes de alho picados
150 gr de arroz arbóreo
100 ml de vinho branco
500 ml de caldo de legumes
300gr de cogumelos (mistura)
100gr de pistáchios grosseiramente picados
100 gr amêndoas torradas grosseiramente picadas
Uma mão cheia de pão ralado (usei pão fresco que piquei no processador de alimentos) 
125gr de queijo parmesão ralado (ou outro a gosto)
Raspa de 1 limão
2 ovos, levemente batidos
2 ramos de cada: salva, rosmaninho, tomilho

Prepare uma base de risotto. Aqueça duas colheres de sopa de azeite num tacho. Adicione o aipo e a cebola e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Junte o alho e deixe cozinhar mais 2 minutos. Aumente o lume e junte o arroz. Deixe fritar durante um minuto e depois adicione o vinho. Mexa até o vinho estar absorvido. Vá adicionando o caldo de legumes, uma concha de cada vez, até todo o caldo estar absorvido, cerca de 20 minutos. Mexa várias vezes, pois o risotto ficará mais cremoso. Quando o arroz estiver quase cozido, al dente, desligue o lume e transfira o arroz para uma tigela para arrefecer.
Ligue o forno a 180.ºCº
Numa frigideira deite um pouco de azeite e frite os cogumelos até estarem tenros.
Quando o risotto estiver arrefecido adicione os restantes ingredientes, a raspa de limão, as ervas aromáticas, o pão, os cogumelos escorridos, os pistáchios, as amêndoas, o queijo e os ovos.
Unte e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês (eu usei uma forma quadrada). Deite o preparado na forma e cubra com papel de alumínio. Leve ao forno durante 45 minutos. Tire o papel de alumínio e deixe cozer mais 15 minutos. Depois de pronto deixe descansar 10 minutos antes de servir. Desenforme e sirva acompanhado com uma boa salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário