sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bruschettas com Abóbora e Castanhas

Há festas ou reniões de amigos onde uns são pontuais e outros não... e às vezes é difícil gerir a fome do que chegam a horas com pequenos aperitivos concebidos apenas para alguns minutos de conversa. Por causa das castanhas estas bruschettas são um pouco mais substanciosas do que é habitual e, portanto, são boas para acalmar a fome dos convidados cumpridores. O puré de abóbora pode ser feito com antecedência e aquecido no momento de servir.

Que tal experimentar esta receita para a ceia de Ano Novo?



Bruschettas com Abóbora e Castanhas
(receita tirada da Revista Jamie, com pequenos ajustes meus)

1 abóbora Butternut descascada e cortada em pedaços
1 colher de chá de sementes de funcho
½ colher de chá de chilli
1 pau de canela
Azeite
200gr de castanhas em vacum (eu não tinha cozi castanhas congeladas)
Folhas de salva
Compota com um toque ácido (eu usei de Arandos – Cranberries)
1 baguette fatiada diagonalmente

Pré-aqueça o forno a 200.º C.º. Disponha a abóbora num tabuleiro de assar. Moa as sementes de funcho num almofariz com um pouco de sal e pimenta. Polvilhe a abóbora com as sementes de funcho e os flocos de chilli. Parta o pau de canela e coloque também junto à abóbora. Regue com um pouco de azeite, e com as mãos, misture bem os ingredientes. Leve ao forno durante 40 minutos. Nos últimos 5 minutos junte 2 terços das castanhas. Retire do forno e deixe arrefecer.
Retire o pau de canela e num processador de alimentos, ou com a varinha mágica, faça um puré da abóbora com as castanhas. Rectifique os temperos a gosto.

Numa frigideira com azeite frite as folhas de salva. Seque-as bem com papel de cozinha e reserve.
Com as mãos parta as restantes castanhas cozidas em pedaços pequenos.

Perto da hora de servir torre ligeiramente as fatias de baguette. Para montar as bruschettas barre cada fatia de pão com um pouco de puré de abóbora e castanhas, deite uma colher de chá de compota, um pedaço de castanha e termine com a folha de salva.

Sem comentários:

Enviar um comentário