sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Risotto de Salsichas Vegetarianas

O melhor arroz de salsichas que eu já comi foi feito por um amigo meu de faculdade. Estávamos todos de férias na zona da Figueira da Foz e fomos jantar ao aparthotel onde ele se encontrava. Foi um jantar memorável, e não por tenha acontecido algum evento de relevo, mas apenas porque guardei na minha memória um agradável e são convívio entre amigos, que ainda hoje me são muito queridos, e, claro, por causa do Arroz de Salsichas. Este meu amigo nunca me deu a receita, e por isso, até hoje estou curiosa para saber o segredo.

Esta receita é um híbrido entre o clássico arroz de salsichas e um risotto. Desde que experimentei este risotto sem queijo fiquei fã de risottos sem queijo, e por isso fiz uma versão semelhante.


Risotto de Salsichas Vegetarianas

3 colheres de sopa de azeite
Sal
1 a 2 dentes de alho picado
1 chávena de cebola picada
1 chávena de arroz Arborio
½ chávena de vinho branco
4 salsichas vegetarianas fatiadas (ou mais dependendo do tamanho das salsichas utilizadas)

Ferva 5 chávenas de água e deite um caldo de legumes, mexa bem e reserve.
Aqueça 3 colheres de sopa de azeite num tacho. Junte o alho e a cebola e um pouco de sal. Quando a cebola estiver translúcida adicione o arroz e deixe fritar um minuto ou dois. Deite o vinho e deixe evaporar. Reduza o lume e comece a juntar a água quente, uma chávena de cada vez. Deite uma chávena de água e quando vir que esta já foi absorvida junte mais água. Após 20 minutos de cozedura junte as salsichas, prove o arroz e tempere a gosto. O arroz deve demorar cerca de 25 a 30 minutos a cozinhar. Sirva com um pouco de salsa picada.

Sem comentários:

Enviar um comentário