terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pães de Leite

Tirei esta receita de um blog americano já há uns anos, e desde então tenho a repetido muitas vezes. Não são os nossos clássicos pães de leite, mas são tão bons! A massa fica bem fofinha e apesar da receita ter dois ou três passos não é nada complicada de fazer.

Aliás, neste momento, um pãozinho destes com queijo e uma chávena de café de cereais estão a ser o meu pequeno-almoço!



Pães de Leite

2 chávenas de leite
½ chávena de açúcar + 1 colher de sopa de açúcar
75gr de manteiga
2 colheres de chá de sal grosso
4 ½ colheres de chá de fermento (tipo fermipan)
2/3 de chávena de água tépida
8-9 chávenas de farinha de trigo
3 ovos

Num pequeno tacho misture o leite, a manteiga, ½ chávena de açúcar e o sal. Leve ao lume até derreter a manteiga. Desligue o lume e deixe arrefecer até ficar morno (de outro modo irá matar o fermento).
Pode colocar o tacho numa bacia com água e gelo para arrefecer mais depressa.

Entretanto dissolva o fermento com a colher de sopa de açúcar na água tépida. Deixe repousar 10 minutos até activar o fermento (faz bolhinhas). Se o fermento não fizer bolhinhas terá de repetir este passo, de outro modo, a massa não levedará.

Numa tigela grande misture 3 chávenas de farinha com o leite já arrefecido. Bata, a baixa velocidade, com a batedeira durante 30 segundos. Deite a mistura com o fermento e bata durante mais 3 minutos.

Junte os ovos previamente batidos (apenas o suficiente para quebrar as gemas). E vá adicionando farinha até obter uma massa macia. A massa descolará dos lados da tigela, mas se tocar com os dedos ela ainda será peganhenta.

Tape a tigela com papel aderente e com algumas toalhas. Deixe repousar durante 1 hora.

Unte dois tabuleiros de pirex com um pouco de óleo.

Enfarinha a bancada e retire a massa da tigela. Divida a massa em 2, e depois cada metade em cerca de 10/12 bolinhas do mesmo tamanho.
Coloque as bolinhas nos pirex. Tape novamente com papel aderente e algumas toalhas e deixe levedar mais 30 minutos. Quando tiverem passado 20 minutos ligue o forno a 180.º.

Leve os pãezinhos a cozer durante cerca de 20 a 30 minutos.  Deixe arrefecer os pãezinhos em cima de uma grelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário