quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rolo de Tofu e Batata Doce com Molho de Cogumelos

A minha ausência deve-se a falta de tempo e não a falta de receitas... essas abundam. A última  experiência foi um Rolo de Tofu e Batata Doce, uma espécie de "Rolo Sem Carne". Enfim, o nome talvez não seja o melhor, mas o sabor é muito bom.
Se há coisa que já tinha tentado fazer várias vezes, mas sem grande sucesso, era um substituto do tradicional rolo de carne. Aliás, quando vi esta receita aqui pensei cá vai mais uma tentativa frustrada, mas como eu gosto sempre de qualquer coisa com batata doce... Aproveitei o domingo para testar a receita. Excedeu as expectativas, e eu acho que o sabor melhorou no dia seguinte.







Rolo de Tofu e Batata Doce



1 batata doce média
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
400 gr de feijão vermelho
400 gr de tofu
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de chá de estragão
1 colher de chá de tomilho
1 colher de chá de sal fino
1 colher de paprika hungara
3/4 chávena de flocos de quinoa



Coza ou asse a batata doce.
Pique finamente a cebola, a cenoura e o alho. O melhor é mesmo picar no processador de alimentos. Depois estufe num pouco (muito pouco de azeite) até amolecerem (se começar a secar junte uma colher de água). Quando estiverem bem cozinhados adicione o feijão e esmague um pouco com as costas de uma colher.
No processador de alimentos pulse a batata, o tofu, com o molho de soja e todos os temperos. Junte os flocos de quinoa e os legumes com o feijão até formar uma pasta. Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal untado (eu besuntei com um pouco de azeite). Deite o preparado no papel vegetal e com as mãos molde a pasta num formato oval (não muito alto). Leve ao forno a 180.ºC durante cerca de 25 minutos, depois tape com papel de alúminio e deixe cozinhar mais 25 minutos. Deixe dencansar alguns minutos antes de servir.



Molho de Cogumelos
½ cebola finamente picada
10 cogumelos laminados
2 chávenas de caldo de legumes
½ colher de chá de tomilho seco
¼ colher de chá de estragão
1 colher de chá de Xerez
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
¼ de chávena de leite de soja
sal e pimenta a gosto

Numa frigideira antiaderente deite um fio de azeite e salteie a cebola lentamente, cerca de 10 min. Adicione os cogumelos e 1 colher de sopa de água e deixe cozinhar mais 3 minutos.
Junte o caldo de legumes, as ervas aromáticas, o Xerez e o molho de soja. À parte dissolva a farinha no leite. Junte o leite com a farinha aos cogumelos e deixe reduzir alguns minutos. Tempere a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário