terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bruschettas com Pimentos e Queijo Gorgonzola

Bruschettas são um clássico Antipasto Italiano, algo que se come antes da refeição. Resume-se, sucintamente, a pão tostado coberto com um qualquer saboroso ingrediente e regado com um fio de azeite. Embora as mais tradicionais sejam servidas com carnes fritas, alho, ou tomate e mangericão, hoje em dia são apenas uma tela para a nossa imaginação.

Esta é uma proposta que me agradou, mesmo o R. que não gosta de alcaparras gostou destas Bruschettas. Os pimentos podem ser preparados com antecedência, portanto é uma boa entrada de festa. Até a montagem pode ser feita com uma hora ou duas de antecedência. No momento de servir é só levar ao forno e já está!




Bruschettas com Pimentos e Queijo Gorgonzola
(receita de Barefoot Contessa que vi fazer na televisão)
Rende 18 Bruschettas

Azeite
1 pimento vermelho, sem sementes, cortados em fatias finas
1 pimento amarelo, sem sementes, cortados em fatias finas (eu usei metade pimento amarelo metade pimento laranja)
½ colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de alcaparras
2 colheres de sopa de manjericão fresco cortado em juliana
Sal
Pimenta
1 Baguette comprida
85 gr de queijo Gorgonzola, outro queijo azul ou queijo de cabra,  à temperatura ambiente

Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira. Adicione os pimentos e deixe cozinhar cerca de 12 a 15 minutos. Polvilhe com o açúcar e deixe cozinhar mais 2 minutos. Desligue o lume e adicione as alcaparras e o manjericão. Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve. (Esta parte pode ser preparada com bastante antecedência)
Corte a Baguette em 18 fatias. Pincele um dos lados das fatias com um pouco de azeite. Disponha-as num tabuleiro e leve-as ao forno para torrar ligeiramente.
Em cada tosta coloque uma colher de chá da mistura de pimentos, e um pedaço de queijo no topo. Leve ao forno mais 1 ou 2 minutos para aquecer as bruschettas. Sirva imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário