segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Risotto de Abóbora e Salva

A salva é uma erva aromática de sabor forte, mas neste Risotto deixa apenas um aroma muito agradável sem der demasiado dominante. A abóbora assada fica bem docinha e combina lindamente com o salgado do queijo parmesão.

O método de confecção é ligeiramente diferente do tradicional pois a água deita-se praticamente de uma vez só. Assim, evita-se a preocupação de juntar uma chávena de líquido de cada vez, e fazer Risotto torna-se mais fácil e prático. 


Risotto de Abóbora e Salva
(esta receita foi-me dada por uma amiga)

Azeite
1 cebola picada
12 folhas de salva
1 chávena e meia de arroz arborio
800 gr de abóbora descascada e corta em cubos médios (usei uma Butternut)
1,250 lt de caldo de legumes bem quente
30 gr de manteiga
40 de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Pré-aqueça o forno a 180.º C.º.

Coloque a abóbora num tabuleiro regue com 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta. Com as mãos mexa bem a abóbora para que os temperos fiquem bem distribuídos. Asse durante cerca de 25 minutos.          
                        
Num tacho aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Adicione as cebolas e refogue-as até estarem translúcidas. Deite as folhas de salva e deixe cozinhar mais 1 minuto. Junte o arroz e deixe fritar uns instantes até todos os bagos de arroz estarem bem cobertos com o azeite. Introduza as duas primeiras chávenas de caldo de legumes, e vá mexendo lentamente. Quando o arroz tiver absorvido quase todo o líquido junte o resto do caldo de legumes, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Nos últimos 5 minutos adicione a abóbora assada. No final junte a manteiga e o queijo, envolva cuidadosamente, e desligue o lume. Tape e deixe descansar uns minutos até servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário