terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rolos de Couve com Seitan, Pinhões e Passas

Desde que descobri que fazer rolos de couve afinal não dá assim tanto trabalho não quero outra coisa! Estes rolos foram uma invenção minha, mas modéstia à parte, ficaram muito bons.
Para uma versão vegan pode-se omitir o ovo, a única diferença será que nesse caso o recheio ficará mais solto.



Rolos de Couve com Seitan, Pinhões e Passas

9/10 folhas de couve coração ou lombardo
250 gr de seitan picado
Uma mão cheia de pinhões e outra de passas
¼ a 1/2 colher de chá de cominhos
Uma pitada de canela
Sal e pimenta
1 ovo (opcional)

Molho de Tomate

Comece por tostar os pinhões uma frigideira seca. Reserve os pinhões. Deite um pouco de azeite na frigideira, junte o seitan picado e deixe fritar bem. Tempere com os cominhos (comece apenas por ¼ de colher, se preferir pode adicionar mais), a canela, o sal e a pimenta. Prove e rectifique os temperos. Desligue o lume e junte os pinhões e as passas.

Separe nove/dez folhas da couve, lave-as bem e escalde-as (30 segundos) em água a ferver.

Junte um ovo batido à mistura de seitan entretanto já arrefecida.

Com as folhas de couve ainda quentes prepare-se para fazer os rolinhos. Deite 1 colher de sopa de recheio (pode ser um pouco mais de as folhas forem grandes) no centro da folha de couve, dobre as laterais e depois enrole bem a couve.

Num tacho aqueça mais um pouco de azeite, junte uma chávena de molho de tomate (eu utilizei uma lata de tomate pelado) e deixe fever. Disponha os rolos de seitan no fundo, baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar 20 a 30 minutos. Convém estar atento pois pode ser preciso juntar um pouco de água para evitar que os rolos queimem.

Sirva os rolos acompanhados, por exemplo, com um arroz branco.

2 comentários:

  1. como é que isto é vegan e leva um ovo?

    ResponderEliminar
  2. Como poderá reparar no post, há uma referência a esse aspecto. Para uma versão vegan é só omitir o ovo. Apesar da receita não ser originalmente vegan, é facilmente adaptável razão pela qual tem a etiqueta. Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar