segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bolachas de Abóbora e Especiarias

Estas bolachas são um sucesso!
Tenho a impressão que se as pessoas conhecessem a receita nem provavam… o facto de serem feitas com tofu ia, com certeza, fazer torcer muitos narizes. No entanto apresentadas apenas com bolachas sem mais explicações são sempre apreciadas.

A receita original é daqui Fat Free Vegan.
É um pouco trabalhosa porque temos de fazer o puré de abóbora (na versão original é utilizado puré de abóbora enlatado, mas que eu saiba em Portugal não há disso), mas não é difícil. Aliás, à velocidade que se comem, pode-se facilmente duplicar a receita e só se tem o trabalho uma vez.

As minhas bolachas não são vegan porque utilizei manteiga, era o que tinha. Também acrescentei um pouco de pimenta da Jamaica.

A receita original foi criada para aproveitar Okara, mas eu faço mesmo com tofu.



Bolachas de Abóbora e Especiarias

1/2 chávena de farinha de trigo integral
1/2 chávena de farinha de trigo branca
1/4 chávena de flocos de aveia
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de noz moscada
1/8 colher de chá de cravinho
1/8 colher de chá de pimenta da Jamaica
1/4 colher de chá de sal fino
1/3 chávena de manteiga vegetal
1/4 chávena de açúcar amarelo (demerara, ou até mesmo açucar mais escuro)
1/2 chávena de açúcar
115 gramas de tofu ou 1/3 de chávena de okara
1/2 chávena de puré de abóbora (eu cozo a abóbora a vapor e depois bato-a no processador de alimentos e espremo o puré num pano de cozinha, só depois meço a quantidade de puré de abóbora)
1 colher de chá de essência de baunilha (omiti)

Pré aqueça o forno a 180º.

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Numa tigela bata a manteiga com os açúcar até ficar uma mistura cremosa. Entretanto bata no processador de alimentos o puré de abóbora com o tofu até formar uma pasta. Adicione essa pasta ao creme de manteiga com açúcar. Junte a essência de baunilha e bata bem. Junte a mistura das farinhas apenas até estas estarem incorporadas.
Com uma colher de sopa forme pequenos montes de massa, afastados cerca de 3 a 4 cm, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 min (depende do tamanho das bolachas) até estarem douradas. Deixar arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário