terça-feira, 12 de outubro de 2010

Seitan à Bolonhesa

Muito se fala de confort food ou, em português, comida reconfortante, há até livros exclusivamente dedicados a este tipo de comida . É um conceito relativamente recente, nos tempos da minha avó não havia cá nada disso, havia comida, às vezes gostava-se mais e outras vezes gostava-se menos. Os tempos, no entanto, e sejamos honestos, também são diferentes. O grau de stress a que estamos sujeitos é bastante mais intenso. Depois de um mau dia de trabalho, de muitas horas num trânsito caótico, ou outra qualquer peripécia desagradável sabe bem comer enroscada no sofá, directamente de uma tigela, algo simples e que nos faça sentir melhor.
Pratos reconfortantes costumam ser coisas fáceis de fazer, especialmente saborosas, ou até que nos façam lembrar a nossa infância. Estou certa que haverá uma explicação química para que alguns alimentos nos provoquem essa sensação de bem estar, e que contra todas as expectativas em dias mais nos façam terminar o dia a sorrir.
Eu gosto muito de um bom prato de esparguete à bolonhesa. Desde miúda. Foi aliás das primeiras coisas que aprendi a cozinhar. É fácil, saboroso, e nutritivo.
O melhor do Esparguete à Bolonhesa é que é um prato muito versátil, pode ser servido num jantar mais requintado, acompanhado de um bom vinho e de uma boa salada de rúcula e parmesão, é óptimo para as crianças e é comfort food.
A minha receita de Bolonhesa foi inspirada na receita da minha mãe. Com o tempo tem cada vez mais diferenças, a principal é que, ao contrário da versão original, a minha é feita com seitan.






Bolonhesa de Seitan


1 dente de alho
1 cebola
1 dl de vinho branco
600 gr tomate (eu uso metade tomate natural, metade polpa de tomate)
500 gr de seitan picado
200 gr de cogumelos naturais ou enlatados
sal e pimenta a gosto
queijo parmesão ralado para servir


Num tacho largo refogar o alho e a cebola num pouco de azeite até estarem translúcidos. Juntar o seitan picado e deixar fritar alguns instantes, e regar com o vinho branco. Deixar refogar um pouco, temperar com sal e pimenta a gosto e adicionar os cogumelos e o tomate. Tapar e deixar cozer. Se necessário juntar um pouco de água ou caldo de legumes.
Servir com um bom prato de esparguete e polvilhar com queijo parmesão ralado.

Sem comentários:

Enviar um comentário