Nem me lembro bem porque andei eu à procura de uma receita de Tarte de Cebola Roxa. Provavelmente devo ter comprado umas cebolas roxas e não sabia o que fazer com elas. Acontece muito comigo. Vejo as coisas no supermercado, fico toda contente, compro e depois, de repente as inúmeras receitas que usavam aquele ingrediente e que estavam sempre a aparecer, desapareceram todas! A última foi com Parsnip, ou em português pastinacas (pastinacas não é nada glamouroso, vou continuar com Parsnip). Encontrei-as no Jumbo das Amoreiras e nem hesitei. “Ah, as receitas que eu já vi com Parsnip e que agora vou poder fazer!” Cheguei a casa e fui logo procurar uma receita para experimentar. Parece mentira mas não encontrei nenhuma com jeito! Depois uma semana no frigorífico, já no limiar de irem para o lixo, fui ao “How to Cook Everything Vegetarian” do Mark Bittman, um livro de quase 1000 folhas deve ter alguma coisa! E tinha… acabei por fazer um simples puré, mas saboroso puré. Parsnip é sem dúvida um legume muito interessante… Bem, mas adiante que hoje a vez é das cebolas roxas!
Como eu ia dizendo provavelmente devo ter comprado umas cebolas roxas e andava à procura de uma receita especial para as experimentar. E se com o Parsnip a minhas ambições foram frustradas, com as cebolas encontrei mesmo uma receita especial. Esta tarte é muito, muito boa.
Já a servi em festas de aniversário, e a opinião é sempre unânime. Caso não haja cebolas roxas à mão pode ser feita com cebola normal desde que se acrescente um pouco mais de açúcar.
A base da tarte uso a de sempre… massa quebrada com azeite da Maria de Lourdes Modesto (ver: Tarte de Espinafres).
Massa quebrada
3 colheres sopa de azeite
2 colheres de sopa de açucar Demerara (ou normal)
1 colher de sopa de vinagre de Xerez (vinagre balsâmico também serve)
2 colheres sopa de mostarda (daquela que tem grãos)
2 dentes de alho
6 cebolas roxas (caso utilize cebolas normais acrescente mais uma colher de açúcar)
50 gr de queijo gruyere ralado (eu ponho cerca de 100 gr)
Sal e pimenta a gosto
Aqueça o forno a 180.º. Estenda a massa e forre uma tarteira, pique a massa com um garfo, ponha alguns feijões e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Tire os feijões e deixe arrefecer.
Aqueça o azeite uma frigideira anti-aderente e junte as cebola finamente cortadas em meias-luas. Tape de deixe cozinhar lentamente durante cerca de 15 minutos, até estarem moles. Convém ir mexendo de vez em quando para não deixar queimar. Depois dos 15 minutos junte os dois dentes de alho (eu faço à alentejana, descasco-os e com a faca deitada dou-lhes uma martelada), o açúcar e o vinagre. Deixe cozinhar durante mais 5 ou 6 minutos até as cebolas estarem caramelizadas. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Barre a base da tarte com a mostarda (pode usar menos se achar que a quantidade da receita é demais). Deite a mistura das cebolas e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar, cerca de 10 min, até estar dourada.
Sem comentários:
Enviar um comentário