terça-feira, 5 de outubro de 2010

Panquecas de Domingo II

Mais uma receita de panquecas de domingo. Para um domingo chuvoso como foi o último, por exemplo... Sabe mesmo bem comer umas panquecas acabadas de fazer ao pequeno-almoço, ou lanche, acompanhadas de um bom chá ou chocolate quente.

Desta vez tirei a receita do “Cozinha para Quem não Tem Tempo” da Mafalda Pinto Leite. O melhor livro dela na minha opinião. Receitas rápidas, que funcionam, mesmo quando se aldrabam uns quantos ingredientes.

Estas panquecas são muito boas, e é um instante enquanto se preparam. Para as duas pessoas cá de casa meia receita é o suficiente.

A única alteração de relevo que faço é substituir o leite de vaca por leite de soja. Vou transcrever a versão original da receita, mas eu faço a massa das panquecas numa mesma tigela. Misturando primeiro os secos, depois os húmidos  e batendo só com uma colher de pau.

Panquecas

Para 6 a 8 pessoas

2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
½ chávena de açucar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente (eu uso leite de soja)
70 gr de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela bata com uma  batedeira de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida. Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha a bata bem.

Leve uma frigideira grande ao lume baixo, unte com manteiga. Faça as panquecas em várias vezes, nunca colocando mais do que 2 de cada vez (1/4 de chávena de massa para cada panqueca). Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até começar a ficar dourado.  

Sem comentários:

Enviar um comentário