quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gelado Chocolate






Dizem as “regras de bem receber” que não se experimentam receitas quando se têm visitas. Além da fonte de stress adicional, corremos o risco de ter de improvisar um telefonema para a “Pizza Hut” para haver jantar na mesa.
Mas eu insisto em fazer isso mesmo. Experimentar receitas quando tenho convidados! É a alegria do “Living on the Edge”, a adrenalina da dona de casa! Vejo sempre nos jantares que organizo uma oportunidade de experimentar receitas novas, e ter um júri que as avalie. É portanto um “dois em um”. Isso e uma enorme ansiedade até confirmar que saiu tudo bem. O drama é habitual: “ah, isto não vai correr” “e agora o que faço?, isto saiu uma porcaria” “mas porque é que eu experimento coisas novas?!”.
No final tudo acaba por correr bem, ou, em alguns casos, acabo mesmo por aplicar o plano B. Eu tenho sempre um plano B, uma daquelas receitas hiper, super testadas que se fazem em quase nada e nunca me deixam ficar mal. Porque é que eu não opto logo pelo plano B? Ah, então, não tinha a mesma graça!

Desta vez o desafio era maior. Preparar um jantar para alguém que é alérgico ao glúten e à lactose… e, por opção minha, vegetariano. Confesso que este tipo de desafios me dá um imenso gozo. Pensar no menu, a pesquisa das receitas, a exploração de novos produtos e ideias. Experimentar coisas, que de outro modo não experimentaria, e descobrir pratos maravilhosos, que posteriormente podem ser servidos a qualquer pessoa. Desmistificando a ideia de que uma dieta especial significa comida sem graça.

O menu da noite foi:
Entrada: Tomates marinados em Manjericão
Prato Principal: Lasanha de Espinafres e Cogumelos (com massa sem glúten)
Sobremesa: Ananás acompanhado com Gelado de Chocolate e Banana

Embora a entrada também fosse uma receita nova, não me causou preocupação. Quão mal podia correr uma coisa tão simples?! Uma receita da Mafalda Pinto Leite, "Cozinha para quem não tem tempo".


Tomates marinados em Manjericão


1/2 chávena de manjericão
1/3 chávena de azeite
Flor de sal e pimenta moída na hora
4 tomates maduros


Coloque o manjericão, o azeite, o sal e a pimenta num rôbo e bata até ficar uma espécie de pasta. Coloque os tomates num prato de servir e regue com o azeite de manjericão. 

Acompanhei para uns o tomate com umas fatias de pão integral torrado regado com um fio de azeite, e para outros com uns grissinis sem glúten.

O gelado foi a aventura do dia. Vi a receita neste blog: http://dietasgsc.blogspot.com/. Achei que tinha potencial. Comprei os ingredientes todos, mas não encontrei abacates maduros. Esqueci-me de que os abacates verdes amargavam. Neste momento vejo, com clarividência, quão básica é tal constatação, mas na altura, no entusiasmo da novidade e casmurrice de fazer a receita que tinha escolhido nem tal coisa nem me passou pela cabeça. Claro que, já a meio do processo de geladação, quando resolvi provar o sorvete verifiquei que estava um belo sorvete de chocolate amargo! Lixo com ele…

Autoflagelando-me mentalmente pela burrice fui buscar o ananás que tinha comprado caso o gelado não ficasse bom.

Enquanto arranjava o ananás continuei a pensar no gelado. É que achei que, apesar de tudo, a receita tinha efectivamente potencial, enfim, caso os abacates estivessem maduros. Não conformada com o fracasso, e sem abacates pensei numa alternativa. “Hum… Hum… bananas! E se em vez de abacates eu usar bananas?!” Têm o mesmo efeito, adicionam textura e cremosidade. Têm um sabor mais activo, mas chocolate e banana não é propriamente uma combinação original.

Avancei segunda vez com a receita, mas desta vez com bananas. Ficou doce demais, ajustei nos adoçantes mas não foi o suficiente, afinal a banana também é naturalmente doce.

De qualquer modo, é receita a repetir. Vou voltar a tentar com abacates maduros. E novamente com bananas tentando ajustar melhor os açucares. O gelado ficou muito cremoso, e é uma óptima alternativa para quem não pode consumir nem lácteos, nem glúten.



Sorvete de Chocolate

- 8 tâmaras sem caroço deixadas de molho em 1/4 de xícara de água;
- 2 abacates médios maduros (usei 2 bananas);
- 1/2 xícara de nectar de agave;
- 200 ml de leite de coco;
- 5 colheres das de sopa de chocolate em pó;
- 2 colheres das de chá de açúcar vanille ou vanilina ou extrato de baunilha.

Bata as tâmaras com a água no liquidificador. Adicione os outros ingredientes e bata até obter um creme uniforme.
Transfira este creme para a máquina de gelados e bata por meia hora. Querendo um sorvete mais consistente, leve ao congelador por mais 3 horas.
Caso não tenha máquina de fazer gelados deite o gelado numa caixa no congelador, e mexa de hora a hora para quebrar os cristais de gelo e tornar o gelado cremoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário