terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tarte de Cogumelos

Nem sempre é possível chegar a casa e ter tempo ou paciência para fazer o jantar. Para evitar que os nossos jantares acabem sistematicamente em comida comprada congelada tento aproveitar o fim-de-semana para comprar os legumes e as verduras e prepará-los logo para a semana. Este domingo foi exactamente isso que aconteceu, tirei umas horas e fiz uma sopa de legumes, uma couve estufada com salsicha (vegetariana), um pirex de alho francês gratinado (para congelar) e esta tarte / pie de cogumelos.

Bem Outonal, é uma simpática pie que acompanhada de uma salada fresca faz uma boa refeição.


Tarte Cogumelos

½ cebola roxa
1 alho francês
1 embalagem de cogumelos Paris (+/- 200 gr)
2 cogumelos Portobello grandes
1 cálice de vinho branco
2 colheres de sopa de molho de ostras
Sal e pimenta a gosto

1 embalagem de massa folhada

Refogar a cebola cortada em meias luas finas. Quando a cebola estiver translúcida juntar o alho francês e deixar estufar. Quando o alho francês começar a cozinhar juntar os cogumelos laminados e o os portobellos cortados em pedaços. Temperar a gosto, tapar o tacho e com o lume baixo deixar murchar os cogumelos. Quando os cogumelos murcharem, juntar o cálice de vinho branco e deixar evaporar. Juntar 2 colheres de sopa de molho de ostras. Rectificar os temperos e deixar cozinhar até os cogumelos estarem apurados.

Estender uma placa de massa folha numa tarteira. Rechear com os cogumelos, escorrer bem o molho dos cogumelos para não ensopar a massa folhada. Tapar com a segunda placa de massa folhada previamente estendida.
Pode pincelar-se com ovo, mas não o fiz.

Levar ao forno a 180.º durante cerca de 40 min (até estar bem dourada e folhada).

Sem comentários:

Enviar um comentário