sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Salada Morna de Abóbora Assada

Ando encantada com as receitas da Barefoot Contessa. Gravo todos os episódios que passam na Food Network - utilizando aquela funcionalidade fantástica que agora existe nas boxes da televisão (como é supreendente a tecnologia!)-.  São fáceis, resultam, e são muito, muito rápidas de preparar. Como eu, ela usa o forno para tudo o que permite deixar as mãos livres para fazer outras coisas. Na verdade, e contrariamente ao que se possa pensar, cozinhar no forno não é mais demorado do cozinhar no fogão.

Esta salada foi servida num jantar de amigos e muito apreciada. A omissão do queijo deveu-se a esquecimento, confesso, mas a salada ficou boa assim mesmo. No entanto, acho que o salgado do queijo faz falta e para a próxima espero não me esquecer!

Para fazer desta salada um prato principal eu sugiro a adição de alguns croutons ou o seu acompanhamento por uma boa fatia de pão.

Apesar de ser uma salada morna pode ser servida à temperatura ambiente, podendo os vários componentes ser preparados com alguma antecedência, e salada montada apenas no momento de servir. 


Salada Morna de Abóbora Assada

Ingredientes
750 gr de abóbora descascada e cortada em cubos (eu usei a abóbora Butternut)
Azeite
Sal e pimenta
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa de arandos secos ou sultanas
¾ de chávena de sumo de maçã
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
2 colheres de sopa de chalotas picadas
2 colheres de chá de Mostarda Dijon
200 gr de Rúcula
½ chávena de nozes grosseiramente picadas
¾ de chávena de queijo Parmesão ralado (omiti)

Pré-aqueça o forno a 200.º C.º.

Disponha a abóbora num tabuleiro, evitando sobreposições. Deite 2 colheres de sopa de azeite, o mel, uma colher de chá de sal e meia colher de chá de pimenta. Misture a abóbora com as mãos de modo a envolvê-la no tempero. Asse a abóbora durante 15 a 20 minutos, até estar tenra. Nos últimos 5 minutos junte à abóbora os arandos ou as sultanas.
Entretanto misture o sumo de maçã, o vinagre, as chalotas num pequeno tacho e leve ao lume. Deixe ferver, em lume mério, durante 8 minutos, ou até ter reduzido para ¼. Fora do lume junte a mostarda, ½ colher de azeite, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta.
Coloque a rúcula numa saladeira. Junte a abóbora com os arandos ou sultanas, as nozes e o queijo ralado. Regue a salada apenas com o molho vinagrete suficiente para temperar a salada (poderá sobre molho). Rectifique os temperos e sirva.

1 comentário:

  1. Deliciosa com toda a certeza..Adorei esta sugestão e cheia de bons ingredientes,

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar