segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Papa de Arroz

É sobejamente sabido que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas por um motivo ou por outro acabamos por cometer os piores erros na primeira refeição da manhã, fritos - "um croquete e um café"?!, muitos açucares refinados, muitas vezes nem se toma o pequeno-almoço e passam-se muitas horas em jejum. Infelizmente o pequeno - almoço idílico de todos sentados à mesa em família, com fruta fresca, sumos naturais, torradas barradas com compota, etc., tipo anúncio da Flora, não é viável.

Esta papa é uma alternativa saudável, e diferente dos habituais cereais com leite. Pode ser acompanhada com banana ou puré de maça, um toque de canela, frutos secos, ou o que mais se gostar. Aprendi esta receita há alguns quando fiz um curso de cozinha vegetariana com a chef Fernanda Vaz.

Hoje foi com papa de arroz com canela e ameixas secas.



Papa de Arroz
(quantidade para cerca de 5 a 6 doses)
1 Chávena de Arroz Integral
4/5 Chávenas de água
1 Pau de canela
1 Estrela de anis
3 Cravinhos
3 Cardamomos verdes
Sal

Cozer o arroz, com a água, as especiarias e uma pitada de sal numa panela de pressão, durante cerca de 45 minutos. - Suponho que se for numa panela normal demorará mais ou menos o dobro do tempo, cerca de 1h30. É também possível que seja necessária mais água. - O que se pretende é que o arroz coza lentamente e que fique muito cozido quase papa.
Depois de cozido eu guardo o arroz numa caixa plástica dentro do frigorífico.
De manhã tiro duas ou três colheres de sopa de arroz e ponho numa tigela, junto um pouco de leite de soja e uma colher de chá de açúcar ou um pouco de néctar de Agave. Aqueço uns dois minutos no microondas (mas pode ser feito no fogão) e mexo bem. Uma pitada de canela e já está!
Pequeno-almoço reconfortante, de fácil digestão e saudável. E depois do arroz cozido só demora 3 minutos a preparar!

Sem comentários:

Enviar um comentário