quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Creme de Tomate e Feijão Manteiga

Mais uma sopinha para aquecer as noites frias.
Muito simples e rápida. A intenção era utilizar um frasco de feijão manteiga que estava esquecido na despensa, e os muitos tomates que estavam no frigorífico. Porém, no último minuto, faltou-me a paciência e lá foram duas latas de tomate pelado.

Na minha família a grande especialista dos Cremes de Tomate é a minha irmã. E deixem-me fazer uma nota sobre a minha irmã. A minha irmã é o oposto de mim, quer fisicamente, quer em termos de feitio. Aliás, quem nos conhece em separado não nos atríbui qualquer grau de parentesco. Juntas, e com algum poder de sugestão, são, no entanto, detectáveis alguns traços comuns. O gosto pela cozinha, porém, segue a regra geral, uma gosta a outra não. Quando éramos miúdas e ficávamos sozinhas em casa, erámos a dupla perfeira... eu cozinhava, ela arrumava a cozinha. Eu gosto de cozinhar e portanto ficava toda satisfeita de estar na cozinha e ter quem comesse o que eu tinha preparado. Ela gosta de comer, e não se importa de arrumar a cozinha, tarefa que, confesso, detesto. Assim, nunca havia discussão, pelo menos quanto a isto... Claro que, e como qualquer mulher que não gosta de cozinhar, ela casou com um homem que cozinha. Alguém me explica este fenómeno?! Mas justiça lhe seja feita, ela não deixa a filha morrer de fome. Com a sua melhor amiga Bimby e alguns livros de cozinha ela já vai fazendo algumas coisas! E se no geral ela não é nenhum às na cozinha, no que toca a Cremes de Tomate ela dá cartas. Por isso é com orgulho que, modéstia à parte, digo que este creme não faz feio ao pé da receita dela.

Na minha opinião este Creme ganha vida com a junção, no momento de servir, de uma erva aromática. Eu usei salsa, mas outra erva a gosto ficará igualmente bem. Fica também a ideia, para quem gosta, de salpicar com um pouco de ovo cozido.
O R. não dispensa os seus croutons… mas nesse caso estamos mais perto de uma açorda alentejana do que de um creme de legumes.


Creme de Tomate e Feijão Manteiga
(inspirado numa receita do livro "The Bean Book" da Rosie Elliot)

2 cebolas (eu uso roxas)
Azeite
400 gr de feijão manteiga
2 latas de 200 gr de tomate pelado
1 lt de água (ou caldo de legumes)
sal a gosto

Refogue a cebora partida em pedaços num pouco de azeite, até ficar translúcida. Juntar o feijão e o tomate. E tempere a gosto. Cubra com água (ou caldo de legumes) e deixar cozer até amaciar bem os legumes. Passar com a varinha mágica. Se achar a sopa muito ácida pode adicionar uma pitada de açucar. Servir salpicado com um pouco de salsa.

Sem comentários:

Enviar um comentário