terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estufado de Lentilhas

No universo dos livros de cozinha vegetariana, é invariável que haja um princípio filosófico subjacente a essa escolha. E de todos os livros que leio é natural que uns me influenciem mais do que outros. O livro "The Kind Diet" da Alicia Silverstone marcou-me, talvez por estar mesmo mais dedicado à filosofia dos que às receitas. Bem escrito, com ideias claras e definidas. Exemplos convincentes (pelo menos para mim). Radical, é um facto, mas há qualquer coisa em mim que gostava de radicalizar. Optar por um vegetarianismo mais puro. Assumir as minhas convicções e viver de acordo com elas! Acredito nos seus benefícios.
No entanto, mudanças radicais nunca são positivas, e muitas vezes revelam-se contraproducentes. Opto, por isso, por privilegiar em casa receitas e opções mais radicais.
Não é fácil ser-se vegetariano em Portugal. Embora se possa alegar que tradicionalmente a nossa alimentação era essencialmente vegetariana, sendo o peixe, e sobretudo, a carne apenas servidos em dias de festa. A verdade é que hoje em dia está centrada e concentrada no consumo de carne e do peixe. As alternativas passam, muitas vezes, pelas famosas saladas… Se não sou flexível acabo a comer alface, tomate, pão e azeitonas, e que enfim… não puxa carroça!
Acima de tudo as receitas do “The Kind Diet” têm-se revelado muito boas! Já é a segunda vez que faço este estufado de lentilhas. Muito, muito bom.

estufado de lentilhas acompanhado com arroz selvagem integral e couve portuguesa ao vapor.


Estufado de Lentilhas
½ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de paprika
½ colher de chá de sal fino
¼ colher de chá de cominhos moídos
¼ colher de chá de orégãos secos
¼ colher de chá de manjericão seco
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho finamente picados
2 cebolas cortadas ao pedaços
2 talos de aipo
1 cenoura grosseiramente cortada em cubos
1 batata cortada grosseiramente cortada em cubos (eu uso batata doce)
¼ de chávena de molho de soja
5 chávenas de caldo de legumes
3 tomates
1 ½ chávenas de lentilhas castanhas

Misture o alho em pó, a praprika, o sal, os cominhos, os orégãos e o manjericão numa tigela. Aqueça um pouco de azeite numa panela de sopa e junte o alho, a cebola, o aipo, a cenoura e a batata. Junte metade da mistura de temperos e o molho de soja. Deixe cozinhar durante cerca de 7 minutos até as cebolas estarem bem estufadas.

Junte o caldo de legumes (pode adiccionar mais água se achar necessário), os tomates partidos em cubos e as lentilhas. Junte o resto da mistura dos temperos e deixe cozinhar mais cerca 20 min. Uma sugestão para estufado é servi-lo acompanhado com umas fatias de bom pão torrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário