quarta-feira, 6 de abril de 2011

Creme de Courgettes com Brócolos e Couve-Flor

Lembro-me tão bem de ver a minha mãe cortar e coleccionar os pontos das embalagens de margarina Vaqueiro. Na cozinha havia sempre perdidos, aqui e ali, uns quadradinhos dourados. Finalmente depois reunidos os pontos, não sei quantos eram, lá se enviavam pelo correio para receber um livro de cozinha. Outros tempos, onde a moda dos livros de cozinha não era tanta, e ainda se utilizava o correio! Quando chegava o livro era uma excitação, um livro cheio de receitas novas, métodos passo a passo e fotografias de comida apetitosa! Eu passava horas a folhá-lo, enquanto estava na cozinha a fazer companhia à minha mãe, e imaginava que um dia quando fosse grande ia ter a minha cozinha e fazer aquelas coisas todas lindas. E cá estamos hoje, não sei se a fazer coisas tão lindas, mas a cozinhar definitivamente!
Já não se coleccionam pontos Vaqueiro mas os seus livros e receitas continuam. As receitas Vaqueiro, por regra, funcionam muito bem, e sobretudo são muito bem explicadas. Esta sopa foi tirada do livro “Entre Amigos”.



Creme de Courgettes com Brócolos e Couve-Flor
(in “Entre Amigos” da Vaqueiro)

300 gr de brócolos
1 couve-flor pequena
Água
Vinagre
1 alho francês
1 cebola
2 courgettes (+/- 300 gr)
60 gr de vaqueiro com azeite (eu usei um pouco de manteiga e azeite)
Sal

Corte os brócolos em raminhos e tos talos em pedaços. Faça o mesmo à couve-flor e ponha tudo de molho numa taça com água fria e um pouco de vinagre.
Corte o alho francês em rodelas e lave em água corrente.
Descasque a cebola e corte-a em pedaços.
Derreta a Vaqueiro com azeite numa panela e junte-lhe a cebola e o alho francês. Tape e deixe cozinhar até estarem moles. Entretanto, lave as courgettes, apare-lhes as extremidades, corte-as em cubos e deite na panela. Escorra os brócolos e a couve-flor, passe-os por água e adicione os restantes legumes. Mexa com uma colher de pau, tape a panela e deixe suar sobre lume muito brando durante cerca de 5 minutos. Adicione água a ferver de modo a ultrapassar em cerca de 2 dedos a altura dos legumes, tempere com sal e deixe cozinhar, destapado, até os brócolos e a couve flor estarem macios.
Com uma escumadeira, retire alguns raminhos de brócolos e de couve-flor e triture os restantes legumes com a varinha mágica até obter um puré liso e cremoso. Se achar necessário junte um pouco mais de água (ou de leite) até a sopa ficar na consistência pretendida. Adicione os legumes reservados e sirva bem quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário