segunda-feira, 23 de maio de 2011

Queques de Leite

Eu cresci com estes queques de leite. Quando eu e a minha irmã éramos pequenas a minha mãe fazia-os imensas vezes. Uma guloseima "saudável" suponho em comparação com os bolos de compra. Tinham também a vantagem de nos manter entretidas (especialmente a mim, a ajudante de cozinheira desde nascença) na tarefa de untar as forminhas e polvilhá-las com farinha, e depois de cozidos desenformar os queques e pôr nas formas de papel. Esta segunda tarefa era mais rápida pois um em cada dois queques era comido antes de chegar à forma de papel! Felizmente para mim hoje há formas de silicone, e assim não tive que untar nada. Quanto aos queques são tudo o que eu me lembro deles, uma delícia e desaparecem num ápice!


Queques de Leite

400 gr de açúcar (menos um pouco)
100 gr de farinha
0,5 lt de leite mal medido
50 gr de manteiga
2 ovos inteiros

Bata os ovos com o açúcar, a manteiga derretida e a farinha. Junte o leite e misture bem.
Ponha em formas pequenas untadas e polvilhadas com farinha. Leve a forno quente (200.º C), cerca de 5 minutos depois baixe a temperatura para 180.º C. Retire-os quando estiverem dourados (os meus ficaram um pouco branquelas). Demoram mais ou menos 20 minutos no forno. Quando prontos, colocar em formas de papel.

Sem comentários:

Enviar um comentário