terça-feira, 12 de julho de 2011

Folhados de Legumes

Não sou muito de inventar receitas, mas às vezes apetece-me. Achei que o creme de brócolos e queijo, que resultou de um puro improviso, resultou muito bem e deu um toque diferente a uma receita banal. Este recheio pode também servir para uma tarte, para empadas ou até para acompanhar com uma massa cozida. A variedade de legumes utilizada também pode ser adaptada. Eu gosto de jogar com as cores dos legumes por isso se repetisse esta receita era capaz de introduzir meio pimento vermelho, ou um pouco de milho.


Folhados de Legumes
(esta receita faz 6 folhados e ainda sobra um pouco)

1 embalagem de Massa Folhada aos quadrados
1/2 alho francês finamente laminado
1 cenoura média cortada em cubos pequenos
1 courgette pequena cortada em cubos pequenos
1 embalagem pequena de espinafres frescos
1 ramo pequeno de brócolos
100 gr de queijo ralado (emmental; parmesão ou outro que prefira)
Molho Béchamel

Numa frigideira antiaderente deite um frio de azeite refogue o alho francês. Quando o alho francês estiver tenro adicione a cenoura e deixe estufar uns minutos com a frigideira tapada. Depois junte a courgette e os espinafres e deixe cozinhar mais alguns minutos, até os legumes estarem cozinhados. Tempere a gosto.

Noutro tacho coza os brócolo em água e sal. Quando estiverem bem tenros, escorra-os bem e
num processador de alimentos pique-os com um pouco de béchamel (cerca de 100 ml), e o queijo até formar um creme grosso. Prove e rectifique os temperos.

Envolva este puré de brócolos com os restantes legumes e deixe arrefecer um pouco.

Para montar os folhados basta pôr duas colheres de recheio no centro de cada quadrado de massa e unir os cantos. Depois de todos os folhado preparados leve-os ao forno a 180.º C.º até estarem bem dourados.

Sem comentários:

Enviar um comentário