quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tarte de Maçã

Acho que esta Tarte de Maçã pode ser considerada uma receita light. Tem imensa fruta e  não leva açúcar, apenas um pouco de geleia de arroz . Para os mais gulosos sugiro uma bola de gelado a acompanhar.

A receita não tem quantidades certas porque depende do tamanho da tarteira, das maçãs e do gosto de cada um.


Tarte de Maça

1 receita de Massa Quebrada ou Massa Areada, ou até uma base de bolacha maria com manteiga
12 maçãs (da variedade que preferir)
duas mãos cheias de amêndoas laminadas
4 colheres de sopa de geleia de arroz (ou geleia de marmelo)
canela

Comece por preparar o puré de maçã. Este puré é apenas feito com maçãs (sem água ou açúcar), para isso dever-se-á encher 3/4 de um tacho, assim a quantidade de maçãs varia conforme o tamanho do tacho e das maçãs. Eu costumo ter o tacho ao meu lado e vou descascando e colocando logo lá a fruta até chegar ao ponto desejado.
Descasque e descaroce as maçãs, corte-as em 4. Antes de as pôr no tacho passe-as por água com sal (tenha à mão uma tigela média com água e sal grosso, cerca de uma mão cheia de sal). Quanto tiver enchido 3/4 do tacho com maçãs, tape e leve ao lume, bem alto. Quando começar a ouvir um "ssshhhhh" vindo de dentro do tacho (demora poucos minutos) baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar tapado durante cerca de 1hora ou mais. Vá verificando se as maçãs já estão tenras. Quando as maçãs ficam cozidas, eu parto-as com uma colher de pau, e mexo bem, e deixo ficar mais um pouco (sempre tapadas) para secar as maçãs e para conseguir mais facilmente desfazê-las. Eu gosto de um puré meio pedaçudo por isso não trituro nem nada, mas quem quiser pode depois de arrefecidas triturar as maçãs com a varinha mágica.

Enquanto as maçãs cozem prepare a base da tarte, forre a tarteira e pré-coza a massa uns 10 minutos (em forno a 180.º C).

Lamine ainda cerca de 3/4 maçãs para a cobertura da tarte.

Para a montagem da tarte encha a base da tarte até metade com o puré de maçã. Polvilhe com canela. Depois disponha a toda a volta as maçãs laminadas. Finalize com as amêndoas, mais canela e regue a tarte com cerca de 4 colheres de sopa de geleia de arroz.

Leve ao forno a 180.º C até dourar.
Servir fria ou morna. Simples ou com gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário