terça-feira, 19 de julho de 2011

Empadão de Tempeh

A minha primeira experiência com Tempeh. Como não sabia em o que esperar escolhi uma receita fácil. Não sei porquê achava que o Tempeh era difícil de se gostar, mas a julgar por este empadão estava redondamente enganada.

Ficou a faltar a foto que me esqueci de tirar...
Empadão de Tempeh
(in “Veganomicon” de Isa Chandra Moskowitz e Terry Hope Romero)
Serve 8

500 gr de tempeh
1/3 de chávena de molho de soja
2 chávenas de água
2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de azeite
1 cebola picada
250 gr de cogumelos frescos laminados
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de sementes de coentros moídos
Pimenta a gosto
1 chávena de ervilhas congeladas
1 chávena de milho congelado
2 chávenas de caldo de legumes
¼ de chávena de farinha
Salsa picada a gosto

Numa frigideira desfaça o tempeh em pedaços pequenos. Junte a água, o molho de soja e 1 colher de chá de azeite. Tape e deixe ferver cerca de 10 minutos. Retire a tampa e deixe ferver até evaporar a maior parte da água, cerca de 5 minutos. Escorra o tempeh e coloque-o novamente na frigideira e deixe secar um pouco com o lume alto. Reserve.
Refogue a cebola e o alho no resto do azeite, adicione o tempeh, os cogumelos, e as especiarias. Cozinhe durante cerca de 10 minutos até os cogumelos estarem tenros e o tempeh dourado. Adicione as ervilhas e o milho e deixe cozinhar até estarem tenros (pode ser necessário adicionar mais um pouco de azeite). À parte dissolva a farinha no caldo de legumes e junte ao tempeh. Deixe engrossar um pouco, cerca de 3 minutos. Rectifique os temperos, adicione a salsa e mexa.

À parte prepare o puré de batata. Eu fiz esta receita. Para uma versão vegan deve trocar-se o leite por leite de soja e a manteiga por uma gordura vegetal.

Num tabuleiro disponha o Tempeh e cubra com o puré de batata. Eu salpiquei ainda com algumas sementes de sésamo. Leve ao forno a 180.º até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário