segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jardineira de Tofu

A melhor Jardineira de Tofu que existe. Receita de minha mãe, claro está. Se há pratos que me fazem agradecer o dia em que optei por deixar de comer carne, este é um deles. Dá um pouco de trabalho, (por isso faz parte dos mimos da mãe quando lá vou  jantar a casa), mas vale bem a pena.
Como não leva muita gordura pode-se comer bastante sem que pese na consciência!


Jardineira de Tofu

para 6 pessoas
Refogue 1 cebola picadinha e 3 dentes grandes de alho com 2 dl de azeite e uma boa colher de manteiga. Pique 3 tomates grandes, (depois de retiradas as sementes) e junte-os ao refogado. Acrescente um copo de polpa de tomate e uma colher de sopa de concentrado de tomate. Deixe apurar.
À parte, coza, sucessivamente, em água e sal e um fio de azeite um pacote de macedónia congelada, segundo as instruções da embalagem. Retire os legumes da água. Na mesma água coza mais uma chávena de couve bruxelas também congeladas segundo as instruções da embalagem. Retire as couves. Na mesma água coza mais 3 chávenas de feijão verde fresco picado. Retire da água. Coza 2 batatas grandes partidas em cubinhos. Acrescente os legumes ao refogado de tomate, junte um pouco de água e rectifique os temperos com caldo de legumes (Caldo Natural Knorr). Finalmente acrescente um pacote de tofu picado em cubinhos (Silken Tofu Firm da Mori Nu – eu encontro no Jumbo) e deixe ferver durante 3 minutos. Se o caldo ficar muito líquido engrosse-o com um pouco de água com farinha de trigo. Sirva com pão torrado.

1 comentário:

  1. Ola :)
    Parece otimo!!!
    Ontem eu fiz uma receita, que não deu trabalho nenhum e qundo estava a cozinhar senti o mesmo cheiro de quando se cozinha Caldeirada! Então acrescentei um pouco mais de água quente, para ter mais caldo e no fim juntei um pouco de pão caseiro!! Hum Hum delicioso!! :)

    ResponderEliminar