terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alho Francês Gratinado

A minha mãe tem dois belíssimos cadernos de receitas recolhidas por ela e uma invejável biblioteca de livros de culinária. No entanto, e apesar de ser uma Óptima cozinheira, é incapaz de seguir à risca uma receita, e nos dias que correm já recorre a pouco mais que à sua imaginação…

Esta receita foi fruto de um desses momentos criativos. E ao contrário de algumas experiências menos populares esta receita foi uma fórmula de sucesso!

É uma óptima receita tanto para servir numa festa, como para preparar para um jantar de semana. Quando alguém jantar em minha casa pela primeira vez, este é, praticamente, prato obrigatório na ementa. É uma simpática introdução à cozinha vegetariana, sem nada de muito “alternativo” para um paladar tradicional.


Alho Francês Gratinado
(serve 2 gulosos)

2 Alhos Franceses cortados em rodelas finas
2 Cenouras grandes raladas
1 Pacote de batata palha pequeno (cerca de 200 gr)
1 Pacote de natas (200 ml)
Queijo ralado (eu uso Mozzarella ou Gruyère)

Aqueça um pouco de azeite num tacho largo, o suficiente para cobrir o fundo, e deite os alhos franceses. Deixe fritar um pouco, tape e baixe o lume para o mínimo. Quando os alhos franceses começarem a amolecer junte a cenoura. Deixe estufar tapado em lume brando até os legumes estarem cozinhados. Junte as natas e tempere a gosto com sal e pimenta. Envolva a batata palha nesta mistura e retire do lume.

Verta este preparado num pirex e cubra com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar.

Este prato pode ser preparado de véspera. Neste caso deverá ser guardado no frigorífico antes de ir ao forno, sendo apenas gratinada no momento de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário