terça-feira, 31 de agosto de 2010

Strogonoff de Seitan

Acho que não há quem que não tenha uma receita de Strogonoff. A minha casa não é excepção. Pelo facto de carne ser servida já cortada, bem como poder ser feito com antecedência, sempre foi um prato de eleição para festas lá em casa. Lembro-me de ver a minha mãe preparar o Strogonoff numa grande wok que ela trouxe do oriente, primeiro salteava todos os ingrediente individualmente, a cebola, depois a carne, os cogumelos, e só no fim juntava tudo e cozinhava com as natas.

E eu sempre pensei… hum… ‘cá p’ra mim se fosse tudo ao mesmo tempo ia dar ao mesmo. Bem, talvez não fosse bem dar ao mesmo, mas é parecido e é assim que eu hoje faço o meu Strogonoff de Seitan.


Strogonoff de Seitan

1 cebola roxa corta em meias luas finas
250 gr de seitan cortado em tiras finas
200 gr de cogumelos naturais, brancos, castanhos, os que gostar. Para ser sincera eu também gosto muitos dos de lata!
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de molho soja
200 ml de natas
Polpa de tomate ou Ketchup q.b.
Sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola num pouco de azeite, até ficar translúcida, junte o seitan e deixe fritar um pouco em lume médio. Tempere com o molho de soja e o molho inglês, junte os cogumelos e reduza o lume. Quando os cogumelos estiverem cozinhados junte as natas e coloque um pouco de polpa de tomate, o suficiente para dar um tom rosado ao molho. Deixe ferver alguns instantes, rectifique os temperos, e está pronto!

Nota: O seitan fica mais saboroso se ficar a marinar de um dia para o outro, no frigorífico, em água com molho de soja, ou água com umas folhas de louro e uns dentes alho, um pouco de sumo de limão, ou com outros temperos que goste. Caso não tenha tempo não stress porque fica bom na mesma saído do pacote.

Sem comentários:

Enviar um comentário