terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bolo de Chocolate

Descobri a receita deste bolo chocolate num site de receitas sem glúten. É dos melhores bolos de chocolate que já comi, fica húmido e muito saboroso, óptimo para servir como sobremesa num jantar, com o chá ou até mesmo como bolo de aniversário. É sucesso garantido, especialmente servido com morangos e chantilly. Como não leva farinha é igualmente óptimo para pessoas com intolerância ao glúten.


Bolo de Chocolate sem farinha (Sem Glúten)

200 gr de chocolate negro (sem glúten caso seja necessário)
110 gr de manteiga
8 ovos
200 gr de açucar
1 colher de chá de extracto de baunilha (sem glúten caso seja necessário) - opcional

Forrar o fundo de uma forma de aro com um papel vegetal (não é preciso untar com manteiga).
Aquecer o forno a 180º C.

Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas (lentamente para não queimar) até formar um creme homogéneo.
Bater as gemas com 150 gr de açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar o chocolate derretido com a manteiga e o extracto de baunilha.
Noutra tigela bastar as claras em castelo, juntar os restantes 50 gr de açúcar e bater até as claras estarem em castelo bem firme.
Envolver as claras no preparado anterior “com muito amor”. (como diria João Carlos Silva no seu programa na “Roça com os Tachos”).
Despejar a massa na forma de aro e levar ao forno por cerca de 35 min. Pode demorar mais, eu utilizo sempre o testo do palito.
O bolo sobe muito no forno, mas é natural baixar depois de frio.
Servir simples com um pouco de açucar em pó ou com chantilly e morangos/ou outra fruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário