quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hummus

No início deste ano estive no Dubai. O Dubai em si, além do exoticíssimo natural daquela zona do globo e de ter tudo numa dimensão enorme, não me marcou especialmente. Não é um local bonito, pelo menos na minha opinião … agora a gastronomia... a gastronomia sim. Essa vale a pena! Comida libanesa essencialmente. Adoro! Pão pita, Hummos, Baba Ganoush, Folhas de Parreira, Falafel e Tabouleh! Até uma simples salada de tomate, pepino e queijo feta com azeitonas é incrivelmente deliciosa.


Nessa viagem encontrei este livro (na maior livraria onde já estive, por sinal, a secção de culinária era o paraíso… estive lá mais de uma hora folheando e saboreando todos os livros!):


É de lá esta receita de Hummus. Muito rápida de se fazer, é uma entrada muito saborosa que pode ser acompanhada de tostas, pão pita ou, para uma versão mais saudável, legumes crus em tiras como aipo ou cenoura.


Hummus
2 Cups de Grão cozido
½ água da cozedura do grão (pode ser o caldo da lata caso se use grão de lata, ou água)
½ Cup de Tahin (pasta de sésamo)
½ Cup de Sumo de Limão
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sal

1/4 Cup de Azeite
1/4 colher de Chá de Pimenta Cayenne
2 colheres de sopa de Salsa

Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos excepto o azeite, a pimenta e a salsa, até formar um creme homogéneo. Servir num prato pouco fundo com o azeite, pimenta e a salsa.


Quando faço hummus, normalmente acompanho com este pão que demora menos que nada a ser preparado! E quando eu digo menos que nada, é mesmo menos que nada!

Copiei esta receita de um livro de culinária de uma amiga, e infelizmente não tomei nota do nome da autora, mas aqui fica a receita:

Pão Rápido
1 Cup de farinha com fermento
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de azeite

Amassar todos os ingredientes. Quando a massa tiver homogénea, formar duas bolas. Espalmá-las e cozinhar o pão numa frigideira anti aderente (seca, sem nada) durante aproximadamente 2 minutos de cada lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário