sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Salada de Rúcula, Beterraba e Queijo de Cabra

Sempre achei que devia comer mais beterraba. Por razão nenhuma em especial, apenas porque li algures que as beterrabas fazem bem à saúde, além de que têm uma cor linda. Em casa da minha mãe eram poucas as beterrabas que se comiam, normalmente em conserva e dessas nunca consegui gostar. Foi já na minha casa que comprei entusiasmada as primeiras beterrabas cruas. Cheia de ideias, acabei por optar em fazer uns raviollis de betterraba. O R. ia chegar de uns dias fora e era um prato especial para o receber. Comecei por cozer as beterrabas e rapidamente percebi que tinha sido má ideia… o raio das beterrabas não só nunca mais estavam cozidas como a cozinha estava a ficar impestada com um fético cheiro a terra. E descascá-las?! Foi um desastre! Embora o R. tenha carinhosamente dito que  os raviollis estavam óptimos. Fiquei desmoralizada e esqueci as beterrabas… Foi passado algum tempo, a assistir ao programa de culinária “Everyday Food”, que aprendi a preparar as beterrabas de uma maneira prática, inodora e saborosa. A técnica é simples, lavar as beterrabas, embrulhá-las individualmente em papel de alumínio e levá-las ao forno, a cerca de 180º C, durante 1 ou 2 horas (para ver se estão prontas é só tirar um dos embrulhos abri-lo e picar a beterraba com um palito ou uma faca, se estiver tenra está cozida).
Testei o método e desde então tenho assado muitas beterrabas!

Esta receita aprendi nesse mesmo episódio.



Salada de Rúcula, Beterraba e Queijo de Cabra

3 beterrabas médias (assadas ou cozidas prontas se preferir)
250 grs de queijo de cabra à temperatura ambiente (eu gosto do queijo cabra mole aquele que não tem a casca dura)
+/- meia chávena de nozes tostadas (eu coloco as nozes as nozes no forno até tostar a pele e soltar da noz e depois de arrefecidas tiro-lhes a pele, a possível pelo menos)
Rúcula (ou outra mistura de folhas a gosto)

Para o vinagrete:
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de sumo de laranja
3 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
1 colher de sopa de chalotas finamente picadas (não costumo pôr)
Prepare o vinagrete. Corte as beterrabas em rodelas e tempere-as com 1/3 do vinagrete. Entretanto corte o queijo em pequenos pedaços, e com as mãos molde-os em pequenos discos. Parta grosseiramente as nozes. Cubra os discos de queijo com as nozes.

Monte a salada com a rúcula, a beterraba e tempere com o molho vinagrete. Coloque o queijo por cima e sirva!

Sem comentários:

Enviar um comentário