sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tarte de Espinafres

Têm estado uns dias de calor intenso. Para mim, que passo o dia num escritório com ar condicionado a 20.ºC, só me sabe a Verão quando vou, no final do dia, para casa. Tento aproveitar o final do dia para descansar, passear, abrandar do stress habitual do resto do ano e entregar-me à preguiça. Não era portanto de espantar que o frigorífico estivesse praticamente vazio, suplicando que eu fosse ao supermercado, à frutaria, a qualquer lado comprar legumes e frutas frescas!

Ainda assim, pensei em fazer uma tarte de legumes para o jantar. Um pensamento absurdamente optimista atendendo ao que tinha à mão, é um facto. E nem o calor que se fazia sentir me desmoralizou de ligar o forno e avançar com a ideia.

“Bem, farinha tenho para fazer a base da tarte”, pensei eu… e rapidamente fui buscar o livro da Maria de Lourdes Modesto “Cozinhar com Vegetais”. Adoro este livro. Para mim, e na minha modesta opinião, é a melhor escritora de livros de cozinha que temos no nosso país. As receitas dela são práticas, infalíveis, e muitas delas surpreendentemente modernas e originais.

Gosto especialmente da Tarte de Brócolos.

Por este momento já é claro que não tinha todos os ingredientes disponíveis. Fiz a interpretação possível da receita. Resultado: Uma Tarte de Espinafres!

O pepino que solitariamente sobrava na gaveta foi o refrescante acompanhamento, simplesmente temperado com sal, vinagre balsâmico e azeite.


Tarte de Espinafres

Massa Quebrada com Azeite (in "Cozinhar com Vegetais" de Maria de Lourdes Modesto)
250 gr de farinha
10 colheres de sopa de azeite extra (1 dl bem medido)
1 colher de sopa de açucar
1 ovo médio
1 colher de chá de água (pode precisar de mais um pouco)
1/2 colher de café de sal fino

Numa tigela misture bem com a vara de arames o azeite, o açucar, o ovo e a água. Adicione a farinha peneirada com o sal de uma só vez.
Misture rapidamente à mão, e espalme a massa com a palma da mão de encontro à mesa. Molde uma bola, envolva a massa em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante algumas horas ou de um dia para o outro. (a minha apenas ficou alguns minutos)

Depois estenda a massa e forre uma tarteira. Pique o fundo com um garfo, leve ao frio pelo menos 30 min (mais uns minutos apenas no meu caso). Aqueça o forno a 180.º e coza a massa durante 10 min a 15 min.

Recheio
1 embalagem de espinafres congelados (400 gr)
1 embalagem de milho congelado (400 gr)
1 lata pequena de Pimento Vermelho em conserva
1/2 pimento verde 
1 pacote de béchamel (200 ml)
1 colher de chá de mostarda (eu usei Mostarde de Dijon)
Amêndoas Laminadas 

Aqueça um pouco de azeite num tacho largo e junte os espinafres. Baixe o lume e deixe cozer lentamente. Quando os espinafres começarem a desmanchar junte o milho. Deixe cozinhar durante alguns minutos até os legumes estarem completamente descongelados.Adicione os pimentos cortados, o molho bechamél e a mostarda, tempere com sal a gosto e retire do lume. Deite o preparado na massa da tarte.

Espalhe por cima as amêndoas e leve ao forno até as amêndoas estarem tostadas e o recheio mais sólido.

Sem comentários:

Enviar um comentário