Descobri este livro numa das minhas visitas à Amazon, a minha livraria favorita! Comprei-o em segunda mão, confesso que acho uma certa graça em ter um livro que já pertenceu a outra pessoa, já esteve noutra cozinha, e já tem uma qualquer história. Atraiu-me a ideia de fazer bolos mais saudáveis, mas igualmente saborosos, embora tenha estado, confesso, um pouco céptica.
Mas este livro superou as minhas expectativas. As receitas também são óptimas, pelo menos as que experimentei (e já foram umas quantas), e tem imensas fotografias, ilustrativas de um universo muito feminino e guloso! De alguém que, como eu, gosta de bolinhos e chá das 5.
Na sua maioria as receitas não utilizam qualquer gordura, excepto na cobertura (que até pode ser dispensada), e como são feitas com farinha de arroz e amêndoa ralada classificam como receitas sem gluten! No entanto, caso não tenha farinha de arroz em casa, o que já me aconteceu, funcinou na mesma com farinha de trigo.
Queques de laranja
2 ovos
160 gr de açucar
200 gr de abóbora (o livro fala em abóbora Buttenut, mas qualquer uma dá) descascada e finamente ralada
Rasca e sumo de um laranja
100 gr de farinha de arroz
100 gr de amêndoa ralada
2 colheres de chá de fermento
¼ colher de chá de sal
Ligue o forno a 180ºC e prepare as formas colocando as forminhas de papel de queques lá dentro.
Bata os ovos com o açucar durante cerca de 5 min até ficar uma mistura esbranquiçada e quadripilar o volume. Junte a abóbora, a raspa de laranja. Misture a farinha, amêndoa ralada, o fermento e o sal alternando com o sumo de laranja até estar tudo incorporado.
Coloque a massa nas formas, até quase ao topo (até mais ou menos quatro quintos). Vai ao forno durante certa de 20 minutos. É natural que não crescam muito, por isso não se preocupe. Quando estiverem cozidos tire-os do forno e deixe arrefecer até colocar o creme.
Para a cobertura:
75 gr de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos
200 gr de açucar em pó peneirado
Raspa de uma laranja
1 colher de sopa de sumo de laranja
Bata a manteiga até ficar esbranquiçada e fofa, junte 100gr do açucar e continue a bater. Junte a raspa de laranja. Finalmente adicione o sumo de laranja e o resto do açucar. Caso o creme talhe com o sumo de laranja não se preocupe ele ficará homogéneo quando deitar o açucar final, caso não fique junte um pouco mais de açucar. Coloque no frigorífico até utilizar.
Barre o creme nos queques com uma pequena espátula ou com um saco pasteleiro.
Nos meus aproveitei também um resto de ganache de chocolate que tinha em casa.
Estes queques de laranja são muito saborosos e fáceis de fazer, podem ser servidos simples ou com cobertura.
Sem comentários:
Enviar um comentário