quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lasanha de Massa Filo com Espinafres e Queijo de Cabra

Esta é sem dúvida uma receita para impressionar, e apesar de ter vários passos não é difícil. Gostei muito do resultado, a repetir!


Lasanha de Massa Filo com Espinafres e Queijo de Cabra
(in "Paradiso Seasons" de Denis Cotter)

Serve 4

6 tomates
um pedaço de alho francês (5 cm)
1 dente de alho
12 cardamomos
1/2 colher de chá de gengibre
azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de açúcar
sal e uma pitada de pimenta caiena
4 folhas de massa filo 40x30
50gr de manteiga
100gr de amendoa ralada
400 gr espinafres
400 gr de queijo de cabra
sal e pimenta
1 kg de batatas cozidas e sem pele
cebolinho

Tire as sementes aos tomates e corte-os em pedaços pequenos. Corte o alho frances em fatias finas, e pique o alho. Retire as sementes dos cadamomos. Junte as sementes de cardamomo ao tomate e adicione também um pouco de gengibre ralado. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e cozinhe os tomates durante cerca de 2 minutos, junte o vinagre, 2 colheres de sobremesa de água, o açúcar e tempere com sal e uma pitada de pimeta caiena. Deixe cozinhar mais dois minutos. Reserve.

Ligue o forno a 180.º C.º. Prepare a massa. Numa superfície limpa coloque uma folha de massa filo, pincele com manteiga, e polvilhe com a amêndoa ralada. Coloque outra folha de massa em cima e volte  a pincelar com manteiga. Dobre o primeiro terço da massa e depois topo sobre este. Corte em 6 pedaços iguais. Repita a operação com as outras duas folhas de massa. (Eu necessitei de usar mais duas folhas de massa mais, acho que as minhas folhas eram mais pequenas que as sugeridas na receita)

Coloque todos os pedaços de massa num tabuleiro e leve ao forno até ficarem ligeiramente dourados.

Coza os espinafres em água e sal e escorra-os bem. Corte-os e misture com o queijo de cabra. Tempere a gosto.

Cuidadosamente barre 8 pedaços de massa com este creme. Colocando 4 num tabuleiro e os outros 4 em cima destes. Aqueça, no forno, gentilmente durante 10 minutos, depois coloque o último pedaço de massa em cima dos folhados e deixe aqueças mais alguns minutos.

Entretanto esmage as batatas grosseiramente (o melhor é ser mesmo com as mãos). Aqueça uma boa porção de azeite numa frigideira e "frite" as batatas até estarem douradas.Adicione um pouco de cebolinho e rectifique os temperos.

Coloque uma boa colherada do puré de batata nos pratos e em cima coloque a lasanha. Ponha à volta um pouco do molho de tomate.

2 comentários:

  1. É raro ver comentários em blogues de culinária. Acho que quem os procura deve deixar uma nota de si e do que gostou.
    Cheguei cá por recomendação de quem a conhece e sabia deste blogue. Percorri todas as receitas, tomei nota de algumas. Gosto de cozinhar, gosto de comida vegetariana embora não seja vegetariana.
    Achei muito interessante tudo: as receitas, as notas, a honestidade nas referências.
    Obrigada pelo que já aprendi. Voltarei regularmente.
    Abraço Leonor

    ResponderEliminar