quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cogumelos Portobello à Wellington

Há inúmeras versões de como surgiu a ideia de embrulhar a carne (neste caso os cogumelos) em massa, ideia que mais tarde originou o famoso Bife à Wellington. A que a minha mãe me contava é que esta ideia tinha surgido (do cozinheiro do Duque de Wellington) para proteger a carne das sujidades e poeiras nos tempos das guerras Napoleónicas e dos acampamentos de guerra. Verdade ou mentira, cabia naquela ideia maravilhosa que os melhores pratos eram muitas vezes frutos do acaso, e que, portanto, tal genialidade estava ao alcance de todos nós.
Esta receita é um interpretação minha (simples) do conceito original. Estes cogumelos Portobello à Wellington tanto fazem um bonito prato de festa como uns folhados de aspecto mais rústico para o dia-a-dia. Eu própria já fiz outras receitas mais elaboradas (quando repetir colocá-las-ei aqui), mas desta vez queria apenas uns folhados para ir comendo ao longo da semana.




Cogumelos Portobello à Wellington

4 cogumelos Portobello (1 cogumelo por pessoa ou 1/2 conforme o tamanho dos cogumelos)
1 embalagem de Massa folhada (eu usei aqueles quadrados de massa folhada da Bimbo e usei 1/2 cogumelo por quadrado)
1 cebola
1 dente de alho (opcional)
1 cálice de vinho branco
1 colher de chá de farinha
sal e pimenta a gosto

1 ovo
sementes de sésamo (opcional)

Lave os cogumelos e tire-lhes os pés. Numa frigideira com um pouco de azeite frite os cogumelos até começarem a ficar tenros. Reserve.
Pique a cebola. Corte os pés dos cogumelos em pedaços pequenos. Na mesma frigideira refogue a cebola (e um dente de alho se gostar), quando a cebola estiver translúcida junte os pés dos cogumelos e deixe cozinhar um pouco. Aumente o lume, adicione o vinho branco e deixe ferver bem. Deite farinha e deixe cozinhar mais uns minutos até engrossar o creme e cozer a farinha. Prove e tempere a gosto.
Estenda a massa folhada (se utilizar massa já estendida salte este passo). Corte a massa folhada em quadrados de tamanho suficiente de modo a cobrir todo o cogumelo, ou se preferir dois quadrados por cogumelos, um para pôr por baixo e outro para tapar. Coloque o cogumelo na massa folhada e no centro do cogumelo deite um pouco do creme. Feche o folhado. Pincele com um ovo batido, polvilhe com sementes de sésamo e leve ao forno até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário