sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Courgettes Recheadas

Eu gosto desta altura do ano, os dias mais curtos, as noites mais frias, esta sensação que o Verão está a ir embora e o Outono a chegar... Um misto de nostalgia outonal com entusiasmo por um novo ciclo. Estou certa que faço parte de uma minoria, mas esta é provavelmente a minha época do ano favorita.  Não sei se por ter nascido em Setembro, ou se por continuar a achar, à semelhança do que fazia nos tempos de escola, que o ano começa em Setembro, para mim o Outono é sinónimo de um novo ano, de novos projectos e resoluções.

Assim, inicio esta época com energias redobradas, e com isso entusiasmo para procurar receitas novas. E cá está uma. Quando a li pensei que daria muito trabalho, mas revelou-se bem fácil de fazer. O resultado foi também surpreente. O aspecto não foi o mais convincente, e talvez por isso o R. ficou relutante de provar, no entanto depois de comer a primeira, rapidamente comeu as outras todas!


Courgettes Recheadas
(in “The Cranks Bible” de Nadine Abensur)

Ingredientes
3 courgettes compridas (mas não muito gordas), as 3 com cerca de 500 gr
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
100gr de queijo ricotta
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (eu uso Grana Padano)
1/2 cubo Knorr de legumes
30 gr de amêndoas tostadas grosseiramente picadas
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
2 colheres de sopa de pão fresco ralado
Sal e pimenta

Corte as courgettes ao meio (ou em 3) de modo fazer uns tubos. Com uma faca, ou com um descaroçador de maçãs, retire o miolo da courgette (pelo menos a maior parte), deixando a casca intacta e com um pouco de courgette.

Numa frigideira aqueça o azeite e salteie a cebola e o alho. Junte o miolo da courgette bem picado e deixe cozinhar cerca de 7 minutos. Quando a courgette estiver tenra adicione o queijo ricotta, o queijo parmesão, o caldo de legumes, as amêndoas, o pão e o manjericão. Tempere a gosto e desligue o lume. Tempere os tubos de courgette com sal, pimenta e azeite por dentro e por fora. Coloque-as verticalmente num tabuleiro e encha-as com o recheio. A receita original dizia para fritar as courgettes, mas eu optei levar ao forno. Com o forno a 180.º C.º demorou cerca de 30 minutos. Como cada forno é um forno é ir tomando conta até o recheio estar dourado e courgette tenra. Pode servir as courgettes assim simples, ou regá-las com um molho de tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário