quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pão Preguiçoso

No outro dia de manhã fui para casa da minha irmã dar-lhe uma ajuda com as minhas sobrinhas. Não tomei o pequeno-almoço em casa a contar comer qualquer coisa em casa dela. Quando cheguei lá vi que ela  não tinha pão, oooppssss... Bem, peguei logo num dos livros da Nigella Lawson que ela tem e fui ao índice procurar receitas de pão. Encontrei esta receita com um nome sugestivo "Pão Preguiçoso", pensei é mesmo isto. E foi! Acrescentei só umas passas à receita original e acho que ainda ficaria melhor com algumas nozes.


Pão Preguiçoso

200 gr de flocos de aveia
325 gr de farinha de trigo sem fermento
1 pacote de fermento fermipan
2 colheres de chá de sal
250 ml de leite
250 ml de água
1 mão cheia de passas de passas (eu passo-as por água a ferver, escorro e depois polvilho-as com farinha para se espalharem melhor na massa)

Numa tigela misture os ingredientes secos, adicione o leite, a água e no fim as passas (eu nem usei uma batedeira mexi só com uma colher de pau).

Transfira para uma forma de pão (tipo bolo inglês). Coloque no forno desligado e ligue o forno a 110 C.º. Deixe cozer durante 45 minutos.

Aumente a temperatura para 180.º e deixe cozer mais uma 1 hora até estar dourado.

A textura do pão é um pouco massuda, mas de sabor fica óptimo! Quentinho com manteiga então! Hum...

Sem comentários:

Enviar um comentário