quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Brownies de Chocolate com Cerejas

De todas as receitas saudáveis da Heidi, a primeira que posto aqui são estes Brownies Chocólatras. Não são a opção mais saudável convenhamos, mas são deliciosos! Esta receita despertou a minha curiosidade pela sua originalidade, leva muuuuiiiiitttooooo chocolate, muito açúcar, pouca farinha e vinho do Porto! Ontem depois de ter convencido o R. a abdicar de uma mousse de chocolate por uma fatia de melão, achei que o devia compensar. E eis que, por acaso, naturalmente, nasceu a oportunidade de experimentar esta receita. Ooey-gooey é de facto a expressão que define estes Brownies. O primeiro impacto é de que são muito enjoativos, mas logo a seguir estou a cortar mais um pedacinho para voltar a provar.

 Como não tinha cerejas secas, utilizei umas cerejas cristalizadas que restaram do Natal (claro que estavam dentro do prazo!), porém acho que teriam ficado melhor com nozes. De resto, fiz apenas pequenos ajustes, não coloquei o vinho do porto todo na massa (como usei cerejas cristalizadas, estas quase não absorveram líquido nenhum), roubei um pouco ao açucar, medi bem a meia chávena de farinha, e usei um pouco mais de natas azedas (sour cream), a embalagem tinha 150 gr e foi toda.



Brownies de Chocolate com Cerejas
2 cups de cerejas secas
200 ml de vinho do Porto

1/2 cup de farinha de trigo integral
1/3 cup de cacau
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento
300g de chocolate negro
80g de manteiga sem sal
2 cups de açucar mascavado
4 ovos
100 g crème fraiche ou sour cream
145 g pepitas de chocolate negro (ou chocolate cortado)

De véspera regue as cerejas com o vinho do porto e deixe macerar.

Numa tigela junte a farinha, o cacau, o sal e o fermente e reserve. Derreta em banho-maria (ou no microondas) os 300 grs chocolate, o açucar e a manteiga e deixe arrefecer (apenas o suficiente para não cozer os ovos).
Bata a mistura do chocolate e adicione os ovos um a um e batendo bem entre cada adicção. Com uma colher de pau envolva, apenas até incorporar, a mistura da farinha e o crème fraiche ou sour cream. Junte a cerejas, o vinho do porto e o chocolate cortado.
Leve ao forno (180.º C) em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal (vai ajudar a desenformar) durante cerca de 30 min a 40 min. A massa deve ficar bem cozida.
Eu utilizei a dica da Heidi e coloquei o bolo no frigorífico de um dia para o outro, só depois o cortei em pedaços, lavando sempre a faca entre cada corte. Estes brownies devem ser consumidos à temperatura ambiente. Se quiser pode polvilhá-los com cacau, eu não achei necessário. Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário