segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Creme de Ervilhas e Hortelã

Eu sei que apresentar uma sopa nesta altura do ano parece querer chamar o Inverno. Mas não, aliás, longe de mim tal ideia! No entanto, é inevitável o ciclo das estações (as poucas que restam...) e, nesta altura do ano, apesar dos dias ainda muito quentes, algumas noites já se fazem sentir mais frescas.
De qualquer modo, esta não é um sopa invernosa, daquelas que nos aquece o corpo e a alma. Pelo contrário,  este creme não só é muito rápido de se preparar, como a presença da hortelã o torna bastante refrescante.

Óptimo para um jantar light acompanhado de uma salada, ou no meu caso de umas tostas com queijo de cabra. O iogurte ou sour cream são opcionais, e desta vez omiti por que não tinha em casa, mas recomendo vivamente a sua utilização!


Creme de Ervilhas e Hortelã

Ingredientes:
1 batata média (usei uma courgette porque não tinha batata)
1 dente de alho
850 ml de caldo de legumes
900 gr de ervilhas
4 colheres de sopa de hortelã
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de sal
150 ml de iogurte ou sour cream (opcional)

Preparação:
Refogue o alho num pouco de água (sim, água), apenas para amenizar um pouco o sabor. Junte a batata e o caldo de legumes e deixe cozer. Adicione as ervilhas e deixe cozer durante mais 5 min. Tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o lume e acrescente a menta, o sumo de limão e o açucar e passe com a varinha mágica. 
Incorpore metade do iogurte ou sour cream.

Pode servir este creme frio ou quente. Caso opte por servir frio, deixe arrefecer e guarde no frigorífico até consumir (pode ter que acrescentar um pouco mais de água).
Sirva decorado com o resto do iogurte ou sour cream.

Nota: Caso tenha de reaquecer este creme tenha atenção para não o deixar ferver para não talhar o iogurte ou sour cream.

Sem comentários:

Enviar um comentário