sábado, 11 de setembro de 2010

Lasanha de Espinafres e Cogumelos

Há uma coisa que não compreendo, porque é que toda a gente, quando sabe que eu não como carne, e atenção nem me anuncio sequer como vegetariana, me sugere que eu coma uma salada?

E quando falo de salada não é uma salada com leguminosas, queijo, fruta, frutos secos, etc, que até me podia cativar… normalmente estamos a falar da tradicional salada vegetariada de restaurante com alface, tomate, cenoura, milho e talvez um queijo fresco… Não é que eu não goste de saladas, mas convenhamos, há outras coisas melhores. Na minha opinião pelo menos.

Esta é mais que uma receita vegetariana, é uma receita vegan. Sem tomar posição sobre esta filosofia, a verdade é que por radical que seja não consigo deixar de simpatizar com as suas motivações. Daí que vai não vai gosto de procurar e experimentar receitas vegan. Vão muito para além de qualquer salada e há receitas vegan maravilhosas e que utilizam ingredientes simples que se compram em qualquer supermercado. Pratos que se comem sem pensar se tem ou não isto ou aquilo, apenas saborendo aquilo que é boa e saborosa comida. Esta lasanha é uma dessas receitas e muito fácil de fazer. O ingrediente mais incomum é o tofu… que já não é tão estranho assim. É também óptima para quem é intolerante aos lacticínios, ou simplesmente quer variar os ingredientes.

Esta receita de lasanha foi tirada deste blog Fat Free Vegan.



Lasanha de Espinafres e Cogumelos

250 gr de cogumelos laminados
1 dente de alho (omiti)
2 colheres de sopa de água
2 frascos de 400gr de molho de tomate pré-preparado
9 placas de massa
Parmesão ralado vegan (opcional)
Azeitonas pretas laminadas (opcional)

Recheio:
400 gr de espinafres congelados, já descongelados
500 gr de tofu
1 colher de chá de sal (opcional)
1 ½ colheres de chá de oregãos
½ colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de mangericão
½ colher de chá de rosmaninho
1/8 colher de chá de pimenta cayenne

Saltear, em lume médio, os cogumelos e alho nas duas colheres de água até murcharem. É conveniente cozinhar os cogumelos tapados para que não sequem, e ir mexendo de vez em quando. Quando estiverem cozinhados junte aos cogumelos o molho de tomate.

Coloque o tofu e os espinafres (os meus não descongelaram a tempo pelo que os fervi alguns minutos. Depois de fervidos escorri-os bem antes de juntar ao tofu) num processador de alimentos. Pulse algumas vezes. Adicione os restantes ingredientes e processe até ficar com uma pasta homogénea (fiz uso do que tinha à mão e apenas temperei com sal, alho em pó, um pouco de tomilho e pimenta cayenne).

Ligue o forno a cerca de 200.ºC.

Monte a lasanha num pirex alternando as placas de massa, o molho com os cogumelos e a pasta de tofu e espinafres. Inicie e finaliza com o molho de tomate.
Leve ao forno coberto com papel de alumínio durante 30 min. Retire o papel de alumínio, salpique com as azeitonas cortadas e o queijo parmesão e leve a assar mais 30 min. Deixe repousar cerca de 15 minutos antes servir.

Nota: Na minha lasanha, e porque não sou vegan, utilizei placas de massa confeccionadas com ovos e queijão parmesão normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário