sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Doce Suiço

Desconfio que todos os restaurantes de Portugal têm um doce da casa que, invariavelmente, leva qualquer coisa como natas, bolacha maria, chocolate, leite creme e/ou leite condensado. Também invariavelmente este doce costuma ser muito popular. Este é mais um Doce da Casa… com a pequena grande diferença que este é o Doce da Minha Casa.

Na realidade, o título original da receita é Doce Suíço. Nunca percebi porquê… não entendo o que haja de suíço nesta receita … mas lá que desaparece antes do cucu dar as horas desaparece.

Tirado do valioso caderno de receitas da minha mãe, esta sobremesa é presença obrigatória em qualquer comemoração que se preze!... E a César o que é de César, a minha mãe faz o melhor Doce Suíço do MUNDO! Quarta-feira, no dia em que completei 31 primaveras, mais uma vez o Doçe Suíço esteve à mesa e confeccionado por mamãe como manda a tradição.

Doçe Suíço

1 lata de leite de condensado
1 lata de leite comum
4 ou 5 gemas
Raspa de limão

Vai ao lume até engrossar. Em seguida vaza-se num pirex de ir á mesa e deixa-se arrefecer (menos duas colheres de sopa).

Leva-se ao lume um copo de leite normal com 8 colheres de achocolatado em pó até engrossar um bocadinho. Molham-se os palitos la reine até ficarem bem molhadinhos. Colocam-se os palitos em cima do creme e vaza-se o resto do molho de chocolate sobre os palitos.

Batem-se 4 colheres de açucar com um pacote de natas a que se juntam 2 colheres do primeiro creme. Despeja-se por cima de tudo. Decora-se com um pouco de bolacha maria ralada.

Nota: Fica melhor feito de um dia para o outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário